Coaching de grupo fortalece o desenvolvimento em equipe e fomenta a busca da alta performance principalmente na pandemia Covid-19
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o verdadeiro papel do coaching. Para ajudar a entender um pouco mais este assunto, a executiva de Recursos Humanos com formação em Coaching da innovativa Executivos Associados, Tania Ludovico, explica de uma forma fácil e sucinta. O coaching é uma poderosa ferramenta para engajar, desenvolver e impulsionar talentos dentro das organizações. É um processo que acelera novas competências e novos resultados.
Hoje, o mercado oferece tanto coaching individual como para grupos. No coaching individual é a clareza do objetivo pessoal, que norteara o processo. Já o de grupos é a definição e o compromisso da equipe em torno do objetivo compartilhado que vai conduzir o trabalho do coach com a equipe.
O desafio do coach, que atua com desenvolvimento de equipes de trabalho, líderes e times é colaborar para que esse conjunto de pessoas, formado por diferentes papéis e objetivos singulares, construa e fortaleça uma identidade e passe a trabalhar bem juntos, em prol de um objetivo maior e compartilhado.
Para trabalhar inovação e mudança de cultura na gestão de pessoas, é necessário colocar urgência na reflexão e ação, nas novas atitudes, e principalmente no trabalho conjunto. O coach, desta forma, tem como tarefa inicial, reconhecer onde o grupo-cliente se encontra e onde quer chegar.
No processo de coaching, o grupo vivencia a complementaridade de talentos e inteligências, de diferenças e disponibilidades e aprendem a reconhecer como trabalham juntos. Desta forma, aprimoram as habilidades de relacionamento, potencializam a complementaridade dos papéis e explicitam os valores individuais e da equipe. Como protagonistas e líderes, ressignificam o sentido do trabalho, ampliam e aprofundam seu entendimento sobre suas ações.
O coaching de equipes também favorece a melhoria de performance e resultados, uma vez que acelera aprendizados no âmbito coletivo, abrindo espaço e um novo olhar para administrar os conflitos, a clarificação de metas e o desempenho esperado do grupo.
A complexidade do trabalho com o grupo aumenta nos casos onde não há um objetivo comum ou o objetivo não é uma finalidade desejada e sofre a interferência de diversos outros objetivos individuais e subgrupais que estão presentes, mas não são explícitos. O mais difícil é quando se une em torno de um tema comum, que reconhecem como objetivo compartilhado, porém, o engajamento é individual.
O coaching de grupo atua em um dos maiores desafios da atualidade. Hoje, vivemos uma crise com a pandemia do coronavírus, tendo como resultado um aumento exponencial do trabalho remoto, em redes e home office, onde aprender e trabalhar em equipe, seja em grandes ou pequenos grupos, ocupa um espaço importante de convivência com o outro. Portanto, é necessário fortalecer a inteligência coletiva e o trabalho colaborativo, apesar das limitações que o ambiente virtual impõe.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>