Marca representa um terço do valor de mercado de uma empresa
O presidente do Grupo Marpa – Marcas, patentes e Gestão Tributária, Valdomiro Soares, alerta sobre a importância de proteger o nome e a reputação de sua marca.
Segundo uma pesquisa feita pela AMO Strategic Advisors, em 2019, foi avaliado que de 1.611 empresas internacionais entrevistadas, 35% do valor total de mercado foi atribuído à reputação da marca das companhias. O presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes e Gestão Tributária, Valdomiro Soares, explica que, por vezes, a marca de uma empresa pode representar um valor maior que todos os bens tangíveis de uma instituição juntos.
“A mensuração de valor de marcas e patentes é uma questão complexa e que pode alavancar um negócio. A partir dessa avaliação de marca é possível fazer a adequação patrimonial para uma futura abertura de capital na Bolsa de Valores e determinar os ativos e passivos de franquias, por exemplo. Tais fatores podem impulsionar os negócios de uma empresa”, explicou Valdomiro Soares.
O presidente do Grupo Marpa, também esclareceu que o valor de marca não incide no imposto de renda, desde que conste como reserva de avaliação durante cinco anos. “Cuidar da reputação de sua marca é fundamental. No Brasil já existem instituições financeiras aceitando o valor de marca como garantia para investimentos”, afirmou Valdomiro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>