Virei freela, e agora?
Veja quais passos seguir para fechar contratos e evitar os famosos "calotes"
Com a Covid-19 e a intensificação da crise econômica, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos. O País chegou a mais de 13 milhões de desempregados e diversos cidadãos optaram por atividades freelancer, para não ficar sem dinheiro durante a pandemia. Em um cenário desafiador e desconhecidos para muitos, a tecnologia da Certificação Digital destaca-se e facilita muitos processos desde a abertura de empresas, assinaturas de contratos à emissão de nota fiscal na internet.
Mas afinal, o que é o Certificado Digital?
Trata-se de um documento que identifica empresas e pessoas no meio digital, garantindo assim a autenticidade e validade jurídica dos atos praticados por meio dele, como, por exemplo, a assinatura de documentos.
Como abrir empresa pela internet
Muitos contratantes exigem que seu prestador de serviço tenha CNPJ e emita notas fiscais. Se você ainda não formalizou sua empresa, em vários Estados você já pode abri-la pela internet usando o Certificado e-CPF. Depois de aberta, em alguns casos, você vai precisar de um e-CNPJ para emitir suas notas.
Evite o calote e faça negócios em todo o Brasil
Para evitar problemas na hora de receber pelo seu trabalho freelancer, registre o acordo de prestação de serviço por meio de um contrato. Na hora de assinar, o Certificado Digital substitui a caneta e o arquivo eletrônico o papel, permitindo assim que você negocie e feche contratos com o Brasil inteiro, com segurança, mesmo que à distância.
Assinatura eletrônica também é opção
Se você não tem e não pretende comprar um Certificado Digital, uma outra opção para formalizar a prestação do seu serviço à distância é a assinatura eletrônica. Trata-se de uma grafia na tela de um celular, tablet ou computador, a qual somada às evidências do ato, como a geolocalização, tem valor legal.
Como assinar usando o Certificado ou a assinatura eletrônica
Em ambos os casos, você vai precisar de um Portal de Assinaturas, plataforma que viabiliza a formalização de documentos de forma automatizada e com poucos cliques. Do começo ao fim, você faz tudo on-line e rapidamente, sem a necessidade, portanto, de deslocamentos e contato físico.
Sobre a Certisign
A Certisign é pioneira e a maior Autoridade Certificadora do Brasil. Há mais de duas décadas, viabiliza que serviços possam ser realizados on-line proporcionando às empresas agilidade, redução de custos e sustentabilidade e, por consequência, às pessoas mais tempo e dinheiro para que possam fazer o que realmente importa. É referência no mercado por seu tamanho e números: presente em mais de 2200 locais de atendimento em todo o Brasil e em 14 no exterior, já ultrapassou a marca de 12 milhões de clientes atendidos. Com vasto portfólio de produtos e serviços atende empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação Digital.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>