Como reforçar a segurança de sua casa com 5 passos simples
A violência e o número de assaltos vêm crescendo a cada ano no país, nas grandes e pequenas cidades. Este fenômeno não se restringe mais somente às áreas externas, mas também tem como alvo as residências, Só em São Paulo, os números de roubos em casas e condomínios chegam a mais de 12 mil por ano, segundo dados da Lei de Acesso à Informação.
Já comentamos aqui no site a importância de ter um seguro para a casa, pois além de garantir uma indenização quando ela é roubada ou invadida, ainda pode incluir cobertura para incêndio, raio, explosão, danos elétricos, vendaval, vidros, impacto de veículo e até enchente. Mas para te ajudar a ter uma casa segura e tranquila, listamos 5 passos simples para reforçar a segurança da sua casa.
Cuidado ao entrar e sair da garagem
Muitos dos assaltos acontecem na porta de casa quando as pessoas estão desprevenidas. Lembre-se de sempre estar com os vidros do carro fechados e olhar antes de sair de casa.
Caso perceba alguma movimentação estranha no portão de casa ao chegar, ou que está sendo perseguido, desvie a rota e procure imediatamente um local movimentado ou, se possível, um posto da Polícia Militar.
Outra dica interessante, é não sair do veículo para abrir ou fechar o portão. Caso não seja eletrônico, com um motor de portão você pode adaptá-lo para abrir e fechá-lo com o seu comando no controle. No quesito segurança, você não precisa deixar seu carro em uma posição ruim para entrar pelo local por muito tempo, apenas os 10 segundos que o portão geralmente leva para abrir.
Reforce a segurança de portas e janelas
Reforce as fechaduras das portas de sua casa para evitar arrombamentos. Além disso, observe se elas parecem vulneráveis e pouco seguras. Em caso afirmativo, aumente a segurança instalando grades em portas e janelas. Isso irá dificultar muito a ação de bandidos.
Não perca seu campo de visão
Ao mesmo tempo em que um muro muito baixo facilita a ação de criminosos, ter muitos arbustos ou árvores que tampem sua visão da entrada da casa pode facilitar assaltos. Além disso, isso ajuda aos bandidos a se esconderem antes de invadir a residência ou para fugir da polícia.
Avise seus vizinhos
Ao sair de casa para uma viagem, por exemplo, avise seus vizinhos para que fiquem atentos a qualquer movimentação estranha e, caso necessário, acionem a polícia. Recolher correspondências e fazer uma checagem geral também é importante.
Outro erro comum ao sair de casa é deixar as luzes da residência acesas e as de fora desligada para simular que “tem alguém em casa”. A luz apagada no lado de fora dificulta a visão e ajuda os ladrões.
Câmeras e sensores de presença
As câmeras e sensores de presença dificultam as ações de quem deseja invadir uma residência, geralmente gerando desistência do crime pela chance maior de serem identificados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>