A defesa é o melhor ataque: por que a segurança precisa fazer parte da estratégia das empresas
Por Leandro Laporta, diretor de arquitetura de soluções e parcerias da Orange Business Services para a América Latina
Um velho ditado do mundo dos esportes diz que a defesa é o melhor ataque. Para os apoiadores dessa ideia, organizar o sistema defensivo de uma equipe é o primeiro passo para vencer jogos e campeonatos. No mundo corporativo, esse é um pensamento cada vez mais importante. À medida que as empresas avançam na transformação digital, muitas delas acabam não se dando conta do valor de seus dados e de como a segurança deve ser um fator primordial para a organização. Ou seja: para crescerem com eficácia e ampliarem seus negócios, as empresas precisam estar preparadas para se defender de ameaças.
Segundo o IDC, até 2022, 70% das empresas usarão serviços de armazenamento híbrido e de multicloud, criando cenários de agilidade e escalabilidade dentro das organizações, mas gerando possíveis vulnerabilidades nos sistemas.
Conforme as tecnologias progridem, novas ameaças são criadas dentro e fora das organizações. De acordo com a Global Risks Report, em 2020, ciberataques para roubos de dados e dinheiro devem aumentar 75%. Identificar esses perigos o mais rápido possível dá às empresas uma vantagem estratégica no mercado. Em tempos de crescimento do home office, como o que estamos vivendo, é fundamental manter o ambiente de trabalho conectado e seguro.
Dispositivos conectados expõem as vulnerabilidades do sistema, e o machine learning (ML) analisa e fortalece a segurança digital trabalhando em conjunto com a inteligência artificial (IA), que identifica e estuda o comportamento dessas ameaças, combatendo possíveis infecções.
A Orange Cyberdefense, por exemplo, chega a analisar mais de 30 bilhões de eventos de segurança e 20 mil malwares por dia. Esse número mostra não só a relevância de se utilizar ML e IA, mas nos prova também a importância da parceria entre humanos e máquinas na automatização dos processos.
No futuro, a identificação de ameaças será totalmente automatizada, mas para que esse processo tenha sucesso nas empresas, é necessário que elas adotem novas políticas de segurança e entendam que o cenário mundial pode mudar completamente do dia para a noite. A explosão da pandemia da COVID-19 em todo o mundo, que obrigou companhias e organizações a reverem suas políticas e processos, é um exemplo disso.
O conhecimento humano somado com os algoritmos cognitivos tornam os processos cada vez mais automatizados, liberando a equipe para a realização de outras tarefas de mais urgência e importância dentro da organização.
Colocar estas tecnologias no centro das ações ajuda na melhoria da experiência humana no trabalho, reduz custos e auxilia na identificação de novos negócios. Mas, apesar dos inúmeros desenvolvimentos no ecossistema digital de negócios, dispositivos de tecnologia operacional podem ser uma grande arma na mão dos criminosos.
O futuro dos ambientes conectados será identificar e reagir às ameaças da forma mais rápida possível. Os avanços tecnológicos não vão parar de acontecer, portanto, utilizar um sistema que acompanhe essa evolução e garanta a continuidade da prestação dos serviços é a chave para o sucesso e sobrevivência dos negócios.
Sobre a Orange Business Services
A Orange Business Services é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange. Ela conecta, protege e inova com empresas de todo o mundo, para apoiar o crescimento sustentável dos negócios. Aproveitando sua experiência em conectividade e integração de sistemas em toda a cadeia digital, a Orange Business Services está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética. Isso agrega segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento.
Com as empresas buscando cada vez mais inovação, a Orange Business Services coloca seus clientes no centro de um ecossistema colaborativo e aberto. Isso inclui seus 27.000 funcionários, os ativos e a experiência do Grupo Orange, seus parceiros de tecnologia e negócios, além de um conjunto de startups cuidadosamente selecionadas. Mais de 3.000 empresas multinacionais, bem como dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França, confiam nos serviços da Orange Business Services.
A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com receita de 42,2 bilhões de euros em 2019 e 266 milhões de clientes em todo o mundo, em 31 de dezembro de 2019. A Orange está listada na Euronext Paris (ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (ORAN). Em dezembro de 2019, a Orange apresentou seu novo plano estratégico "Engage 2025", orientado pela responsabilidade social e ambiental. Acelerando em áreas de inovação, como serviços B2B, dados e Inteligência Artificial, o Grupo Orange se posiciona como um empregador atraente e responsável.
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