Estudo da Hays aponta as competências mais valorizadas na área de Compras
Equilíbrio entre habilidades técnicas e comportamentais é um dos requisitos mais buscados por recrutadores
Um estudo realizado pela Hays – líder mundial de recrutamento – apontou quais as habilidades comportamentais e técnicas mais requisitadas na área de Compras. A pesquisa apontou que, nos últimos anos, a tendência é o aumento desses requisitos por parte das empresas, além de uma gradual implementação de iniciativas e entendimento da aplicabilidade da transformação digital ao negócio. Foram ouvidos 340 profissionais do setor, sendo que 77% dos respondentes eram líderes e tomadores de decisões.
Entre os principais requisitos comportamentais da área de compras de materiais direitos e indiretos, o consenso é que o profissional deve ter uma visão próxima e customizada das necessidades dos clientes internos, sustentada por um olhar inovador e propositivo da solução necessária que deve se basear em dados e estar alinhado ao planejamento estratégico do negócio.
Nas qualidades técnicas, as habilidades gerais exigidas envolvem conhecimento de Strategic Sourcing, colaborando para um time focado na estratégia da área e não somente na execução, conhecimento técnico sobre os produtos, metodologias de negociação e o conhecimento sobre gestão de contratos, trazendo a importância da gestão de riscos como parte relevante da seleção de um novo fornecedor.
"Observamos que há um equilíbrio entre requisitos técnicos e comportamentais para a área de compras, onde tão importante quanto o conhecimento técnico sobre o cenário, existe a avaliação direta da atitude do profissional para inserção no ambiente da companhia contratante, que exige competências necessárias para a composição de um time diverso e eficiente", afirma André Ferragut, gerente sênior de recrutamento da Hays.
Impacto da transformação digital na área de Compras
A Análise de Tendências e Salários 2019 da Hays apontou que 70% das empresas percebem um impacto da transformação digital em seus negócios. Na área de Procurement, as principais iniciativas estão voltadas para a utilização do Blockchain no processo de Procure-to-pay; chatbots para operacionalizar o processo de compras e uso de inteligência artificial para seleção e relacionamento com fornecedores.
Na área de Supply Chain, o estudo mostrou que 34% das empresas têm o objetivo de implementar projetos futuros, mas ainda falta conhecimento sobre a aplicabilidade, enquanto 19% das empresas não possuem iniciativas relacionadas ao tema. Por fim, 14% das empresas enfrentam a resistência da alta gestão sobre o tema ou limitações orçamentárias.
"Com o avanço da transformação digital, os profissionais precisam desenvolver habilidades para conciliar o gerenciamento de ferramentas, tecnologia e equipe e aproveitar o máximo potencial dessa tendência para impulsionar os negócios e se destacar da concorrência. Além do conhecimento diferenciado na parte técnica, a mudança de mindset é essencial para o profissional se destacar na era da transformação digital", completa Ferragut.
Materiais diretos
O estudo apontou que na área comportamental, as três competências mais valorizadas são: orientação ao cliente; iniciativa e visão propositiva; capacidade analítica. Em seguida, aparecem comunicação estruturada/eficiente e resiliência. Na parte técnica, as competências mais requeridas são: metodologias de Strategic Sourcing; conhecimento técnico sobre os produtos; e metodologias de negociação. Em seguida aparece conhecimento sobre evolução de preços de commodities e metodologias ágeis.
Materiais indiretos
As três competências comportamentais mais valorizadas são: orientação ao cliente; iniciativa e visão propositiva; capacidade analítica. Em seguida, estão comunicação estruturada/eficiente e flexibilidade. Os requisitos técnicos são: conhecimento em gestão de contratos; metodologias de negociação; e metodologias de Strategic Sourcing. Em seguida aparece o conhecimento técnico sobre produtos/serviços e metodologias ágeis.
Sobre a HAYS
Hays, a líder mundial em recrutamento de pessoas qualificadas, profissionais e capacitadas.
A Hays plc (o "Grupo") é um grupo líder global de recrutamento profissional. O Grupo é especialista no recrutamento de pessoas qualificadas, profissionais e capacitadas em todo o mundo, sendo líder de mercado no Reino Unido e Ásia-Pacífico, e um dos líderes de mercado na Europa Continental e na América Latina. O Grupo opera nos setores público e privado, atuando em posições permanentes, contratos e trabalhos temporários. Em 31 de dezembro de 2018, o Grupo totalizava 11.700 funcionários, trabalhando em 262 escritórios, em 33 mercados e mais de 20 especialidades.
Até o dia 30 de junho de 2018:
- o Grupo reportou receitas líquidas de £ 1,072 bilhões e lucro operacional (itens pré-excepcionais) de £ 243,4 milhões;
- o Grupo colocou cerca de 77.000 candidatos em empregos permanentes e cerca de 244.000 pessoas em trabalhos temporários;
- 19% das receitas líquidas do Grupo foram provenientes de Austrália e Nova Zelândia, 26% da Alemanha, 24% do Reino Unido e Irlanda e 31% do Resto do Mundo (RdM);
- as vagas temporárias representaram 58% das receitas líquidas e as vagas permanentes representaram 42% das receitas líquidas;
- a Hays opera nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Chile, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>