Lucro líquido do Grupo SURA aumentou 37,4% durante o primeiro semestre do ano de 2019
• O lucro líquido foi de COP 950.715 milhões (US $ 298,1 milhões) e destaca o desempenho das carteiras de investimento e o rendimento por participação.
• O lucro operacional cresceu 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado, para adicionar COP 10,5 bilhões (US $ 3.297,9 milhões).
• Os resultados do primeiro semestre relatam crescimento que contribui para a solidez financeira, uma das prioridades estratégicas do Grupo de Negócios SURA.
O Grupo SURA, holding do Conglomerado Financeiro SURA-Bancolombia, presente no Brasil através da Seguros SURA, apresentou seus resultados financeiros no final do segundo trimestre de 2019, que evidenciam um aumento de 37,4% no lucro líquido acumulado em junho e totalizaram COP 950.715 milhões (US $ 298,1 milhões *). Isto é explicado principalmente pela recuperação da receita de retorno das próprias carteiras dos fundos de pensão e seguradoras, pela boa dinâmica comercial das subsidiárias e pelo avanço da receita pelo método de participação das coligadas.
O lucro operacional aumentou 10,5 bilhões de COP (US $ 3.297,9 milhões), um aumento de 13,3%, maior que a variação das despesas totais, de 11,7%, e fechou em COP 9 bilhões (US $ 2.816,4 milhões).
"Observamos um crescimento nos lucros que reflete aspectos como o aumento do retorno da carteira, em linha com a recuperação dos mercados de capitais; maiores receitas de empresas associadas, especialmente Bancolombia e Proteção; enquanto as operações da Suramericana e SURA Asset Management na região estão progredindo com boa dinâmica comercial. Isso, apesar do impacto que algumas questões de negócios associadas a impostos, taxas de acidentes no EPS na Colômbia e ajustes de inflação na Argentina tiveram em alguns negócios", afirma David Bojanini García, Presidente do Grupo SURA.
Desempenho das subsidiárias
A SURA Asset Management contribuiu para os resultados consolidados do Grupo SURA com um lucro líquido de COP 430,372 milhões (US $ 134,9 milhões), um crescimento de 48,1% em relação ao primeiro semestre de 2018. Destacam-se os avanços de 34% da receita operacional previdenciária obrigatória (negócios compulsórios) e de 19,1% no voluntariado, que inclui poupança e investimento para pessoas e a unidade de Gestão de Investimentos da SURA.
Em junho de 2019, esta subsidiária registrou 20,2 milhões de clientes e os ativos sob gestão (AUM) totalizaram COP 458 bilhões (USD 142.971 milhões **), com um aumento anual de 15,4%.
A subsidiária consolida sua posição de liderança no setor de previdência da América Latina e aprimora sua oferta de valor nos negócios de poupança e investimento. Os projetos em que a empresa investe buscam eficiências operacionais, impactam positivamente os níveis de atendimento ao cliente e melhoram os processos de investimento.
Por outro lado, as operações da Suramericana em nove países suportam um crescimento das receitas consolidadas em prêmios emitidos (12,3%) e para a prestação de serviços (21,9%). Além disso, a receita de investimentos cresceu 15,1% no primeiro semestre.
No entanto, o lucro líquido acumulado em junho de 2019 foi de 173.771 milhões de dólares americanos (54,5 milhões de dólares), um decréscimo de 33%, impactado por aspectos como: a maior taxa de acidentes do EPS na Colômbia, associada ao aumento de afiliadas e à situação do setor de saúde no país; IVA sobre as comissões de seguro de vida, também na Colômbia, em decorrência da Lei de Financiamentos; bem como ajustes para a inflação na Argentina, na receita de investimentos.
Na gestão da subsidiária, destaca-se a estratégia de desenvolvimento de mercado, com o lançamento da Empresa SURA, programa que busca ir além do seguro para entregar capacidades às MPMEs na América Latina.
Resultados da empresa holding
A partir da gestão do Grupo SURA, como uma empresa holding, o crescimento do lucro líquido foi impulsionado pelos resultados do Bancolombia y Protección, menores despesas com juros e uma variação positiva do efeito cambial, associado a hedging e diferenças cambiais de dívida.
Dessa forma, o Grupo SURA fechou o primeiro semestre do ano com patrimônio de 27,6 bilhões de COP (USD 8,612,4 milhões), 2,68% superior ao registrado no mesmo período de 2018, com avanço no processo de desalavancagem.
"Os resultados também mostram nosso foco na solidez financeira e na capacidade de investimento, uma das prioridades estratégicas do Grupo Empresarial. Destacamos a redução da dívida financeira individual do Grupo SURA: neste ano já amortizamos COP 265 bilhões e esperamos que no final de 2019 esse número alcance COP 330 bilhões, conforme projetado", conclui Ricardo Jaramillo, Vice-Presidente de Finanças Corporativas do Grupo SURA.
* Números da Demonstração da Posição Financeira, à taxa de câmbio média do primeiro trimestre: COP 3,189.40.
** No primeiro trimestre fechando a taxa de câmbio: COP 3,205.67.
Material de imprensa: http://bit.ly/2UhJlco
Vídeos: http://bit.ly/2KNQjCk
Mais informações em gruposura.com
Sobre o Grupo SURA
Grupo de Inversiones Suramericana – Grupo SURA é a holding do Conglomerado Financeiro SURA-Bancolombia, presente em 11 países da América Latina e com foco estratégico em serviços financeiros: seguros, previdência, poupança, investimentos, gestão de ativos e bancários, através de controladas Suramericana e SURA Asset Management, e como principal acionista (não controlador) do Bancolombia. O Grupo SURA está listado na Bolsa de Valores da Colômbia (BVC) e está registrado no programa ADR-Level I nos Estados Unidos. É a única entidade latino-americana no setor de Serviços Financeiros Diversos e Mercado de Capitais incluída no Índice Dow Jones de Sustentabilidade Global (DJSI), que reconhece organizações com melhores práticas econômicas, sociais e ambientais. Em outros setores, a Companhia possui investimentos no Grupo Nutresa (alimentos processados) e no Grupo Argos (cimento, energia e concessões rodoviárias e aeroportuárias).
Sobre a Seguros SURA Brasil
A Seguros SURA chegou ao Brasil em 2016, como parte de um processo de expansão regional da companhia, que hoje está presente em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar, competitividade e sustentabilidade, a partir da gestão de tendências e riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno. A Seguros SURA Brasil atua com foco em seguros de Bens pessoais e Pessoas, Seguro para Bicicletas, Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas, Médias e Grandes Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), além do Seguro Residencial. Ao todo, são mais de 300 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e Goiânia, que atendem todo o território nacional. A presença em mais estados cria vínculos e possibilidades para o entendimento do mercado e a geração de valor em todo o Brasil.
Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina, de acordo com Instituto Great Place to Work (GPTW), além de 1ª companhia do setor de seguros do ranking. Para obter mais informações sobre a Seguros SURA, acesse o site: www.segurossura.com.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>