Empresas utilizam gamificação para engajar funcionários
Além de estimular a produtividade, soluções gamificadas estimulam a satisfação e a identificação com o trabalho.
Dentre as Tendências Globais de Capital Humano 2019, da Deloitte, estão propósito e significado, buscando ações que tragam benefícios para a sociedade e para os clientes, além do lucro; crescimento e motivação, porque trabalhos e missão organizacional bem definidos viabilizam maior entusiasmo e crescimento pessoal; e colaboração e desenvolvimento, construir ou aprimorar o condicionamento de equipes em uma visão humana pode gerar relacionamentos de trabalho produtivos. Nesse sentido, manter um colaborador engajado gera maior qualidade de vida para o profissional, além disso, a satisfação com o trabalho o torna mais produtivo, trazendo mais resultados para o negócio.
A gamificação está entre as técnicas para estimular a satisfação e a identificação com o trabalho. Essa prática usa ferramentas de jogos para gerar uma relação de desafio e recompensa no cérebro do colaborador, aumentando sua vontade de alcançar as conquistas. “No nosso dia a dia, fazemos muitas coisas gamificadas, às vezes sem perceber. Como avaliar o motorista do app de transporte por meio de estrelas ou quando recebemos um cartão fidelidade de restaurantes. Esses exemplos nos estimulam a querer superar um desafio, passar de fase”, explica Bruno Soares CEO e cofundador da Feedz — startup de Florianópolis (SC) que desenvolve uma plataforma completa para gestão ágil e estratégica de pessoas.
O conceito é o mesmo dentro das empresas. Pode-se utilizar um sistema de metas que gere bonificação, um software que estimule uma ação diária em troca de pontos ou uma competição saudável dentro da companhia, todos são são exemplos de ações com base em gamificação que podem ser facilmente adotadas por qualquer empresa. “Assim como em jogos, o desafio seguido de recompensa estimula que as pessoas se comprometam mais, queiram chegar até o fim da jornada e ganhar algo com isso. É importante olhar os perfil dos colaboradores, se são competitivos ou não, para então procurar uma solução gamificada para engajamento”, complementa Bruno Soares.
Gamificação na prática
Para promover saúde no ambiente corporativo, a GoGood, — empresa de saúde corporativa que atende grandes organizações como Ambev e Santander — utiliza técnicas de gamificação que são capazes de engajar colaboradores até mesmo de times remotos. A empresa conta com um aplicativo que registra o progresso nas mudanças de hábitos, como passos dados, exercício físico, alimentação, qualidade do sono. Os colaboradores também têm contato no aplicativo a conversas com especialistas, como nutricionistas, que avaliam as refeições diárias.
“Para motivar ainda mais os colaboradores, as empresas montam campanhas dentro do aplicativo e se no final atingirem um determinado número de pontos, elas se comprometem a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade ou instituições de caridade”, explica Bruno Rodrigues, CEO da GoGood. Foi assim com a Eaton, empresa de gerenciamento de energia, que realizou o sonho de cinco crianças pelo Make a Wish.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>