Programa "Origami-se" propõe transformação no ambiente de trabalho
Astellas Farma Brasil colhe os frutos da primeira edição do programa e já inicia a segunda etapa ampliada para mais colaboradores
Onde os outros viam apenas uma folha quadrada, o origamista pode ver a origem de todas as formas se transbordando. Partindo desse princípio, a Astellas Farma Brasil realiza pelo segundo ano o programa "Origami-se", uma iniciativa que busca transformação, mudança de percepções e até de vida dos colaboradores da empresa.
Idealizado pela Coordenadora de Marketing, Maísa Bortoletto, o programa foi desenvolvido em 2018 e contou com a participação de colaboradores da empresa. "Senti que um programa de autoconhecimento poderia beneficiar meus colegas, pois eu já tinha iniciado uma jornada pessoal nesse sentido e visto o quanto havia contribuído para o meu desenvolvimento profissional. Tive um sentimento genuíno de querer compartilhar algo que, para mim, fazia muita falta nas organizações e que acreditava que poderia transformá-la para melhor", explica Maísa. O programa foi tão significativo para a organização que em 2019 rendou um prêmio a Maísa pelo excelente projeto criado e por sua dedicação.
A iniciativa tem vários objetivos que visam benefícios em três frentes: qualidade de vida, melhoria nas relações pessoais e de trabalho. Para isso, vários temas serão abordados durante os encontros que acontecerão durante o expediente dos colaboradores. Neste ano, o programa foi ampliado e estará disponível para os colaboradores que trabalham em campo. O conteúdo completo das sessões que acontecerão no escritório será filmado e disponibilizado na intranet. Assim, o programa estará disponível para 100% dos colaboradores, de todas as áreas da empresa.
A expectativa é de elevar a criatividade por meio da diversidade e de uma comunicação transparente; promover a reflexão sobre as consequências de cada ação para o outro e para a empresa, aumentando a confiança entre os colaboradores; estimular a autenticidade e profissionalismo no desejo de ajudar os outros; e inspirar os colaboradores a adotarem a mudança e o desafio, assumindo responsabilidade e senso de propriedade.
"O Origami-se mostrou para nossos colaboradores que bem-estar é mais amplo do que se cuidar fisicamente, que olhamos para as pessoas de uma maneira holística, isso inclui cuidar de suas emoções. Temas antes não abordados em conversas com gestores ou em sessões de feedbacks, hoje fazem parte dessas pautas. Na Academia de Liderança, programa de desenvolvimento dos gestores da empresa, temas abordados no Origami-se também são trabalhados lá", conta Fátima Neri, Diretora de Recursos Humanos da Astellas Farma Brasil.
Para Fátima, o programa mostrou que é possível colocar na prática algumas questões conceituais de RH, como qualidade de vida e gerenciamento de estresse. "Os temas escolhidos para esta nova edição dão continuidade aos trabalhados no ano anterior, quando o Origami-se foi lançado e aborda as relações do indivíduo com ele mesmo e com os outros, com a sociedade", afirma.
Alguns dos temas que serão abordados na segunda etapa do programa:
Mindfulness
Grounding
Muro de crenças
Vitimização X Protagonismo
Inteligência emocional
Gestão do estresse
Empatia
Comunicação consciente
Atuação ética
Propósito – o Bem Comum
Sobre Astellas
A Astellas Pharma Inc., com sede em Tóquio, no Japão, é uma empresa dedicada a melhorar a saúde das pessoas em todo o mundo com o fornecimento de produtos farmacêuticos inovadores e confiáveis. Veja mais informações em nosso website www.astellas.com/us/.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>