Seguro Novo
Expressão máxima da atividade. Se uma empresa não emite mais seguro novo, seu fim está próximo.
“Renovações”
Se, da mesma forma, a empresa não renova sua carteira anualmente, seu fim está próximo.
Em trinta e um de maio de 2019 cotamos para renovar o seguro de uma unidade, código Fipe 004239-0, Importância Segurada R$ 17.223,00 – Uso comercial – Bônus classe 10, e o resultado da cotação apresentamos a seguir:
Cia. Franquia (FR) + Premio (PR) (Soma dos valores) = % do valor de casco da unidade.
SulAmerica - FR 2.936,00 + PR 1.833,91 = 4.769,91 (27,73%)
Bradesco - FR 3.073,00 + PR 2.556,00 = 5.629,00 (32,72%)
Hdi - FR 3.197,66 + PR 3.202,34 = 6.400,00 (37,20%)
Tokio - FR 3.369,00 + PR 2.815,00 = 6.184,00 (35,95%)
Porto - FR 3.247,00 + PR 3.737,00 = 6.984,00 (40,60%)
A constatação pelo cliente de que o mínimo que ele tem de opção é segurar o veiculo mantendo sob sua responsabilidade o custo de 27,73% do valor em risco total, a título de franquia e prêmio, lhe faculta o direito de procurar outra solução que não bancar o risco e não contratar a apólice, mesmo sem capacidade financeira para suportar eventual sinistro. O RCF, embora no calculo, não distorce o fato.
Abdicar do dever de aceitar com segurança e sem vícios de origem os negócios, entendendo que a tarifa resolve tudo, não deve prosperar. Aviltamento de preço, e agora também de franquia, vai jogar o cliente no colo da concorrência.
Prestemos atenção ao assunto.
O mercado já viveu esse drama meio século atrás.
Paulo Pinna Teixeira
Avenida São Camilo, 989, sala 9
Carapicuíba - S. Paulo - Fone-4118-3370
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