Sistemas abertos e operação integrada são chaves para o modelo Open Insurance deslanchar no Brasil
HDI Seguros discutiu possíveis caminhos para iniciativa dar seus primeiros passos no País
O modelo Open Insurance, em que o segurado tem autonomia sobre suas informações e das proteções que contrata, depende diretamente de as seguradoras atuantes no mercado estarem dispostas a abrirem-se para uma operação integrada. Foi essa a conclusão do HDI Talks, que debateu o tema no Distrito Fintech, em São Paulo, na última segunda-feira (27).
Iniciativa da seguradora, que ao longo dos dois últimos anos vivencia uma jornada interna de transformação operacional rumo à digitalização de seus processos, a conversa buscou a troca de ideias sobre desafios e oportunidades que a novidade deve trazer aos players do setor. Denise Ciavatta, Diretora de TI da HDI Seguros, frisou que o anseio por autonomia, demonstrado pelo segurado, “acendeu sinal de alerta às seguradoras”, e que isso estimulou a união de expertises entre elas.
O comportamento do consumidor levou à integração de plataformas e compartilhamento de responsabilidade sobre os dados manuseados, dois pilares do modelo Open Insurance. “Em um mundo onde todos se conectam, é fundamental saber como escalar o negócio”, argumentou a executiva, que reforçou que a necessidade não é ter uma plataforma proprietária, mas a capacidade de se estruturar internamente para esse novo contexto.
“Temos uma jornada enorme de transformação dentro de casa”, reconheceu Denise. “Processo deve ser de olharmos para nós mesmos e avaliarmos como modernizar o ambiente, ao ponto de viabilizar a construção de um ecossistema plenamente preparado para se conectar com o mundo fora do nosso quintal, que é para onde efetivamente estamos indo”, defendeu a executiva. Para ela, também é essencial as companhias pensarem em novos modelos de negócios, que conectem parceiros e preparem o terreno para facilitar a operação nesse novo contexto.
Vagner Guzella, Vice-Presidente Administrativo-Financeiro da HDI Seguros, concorda com esse raciocínio. Para ele, “não faz sentido inovar do zero” e o Open Insurance é fruto desse movimento de parcerias e abertura entre empresas, que incorporam, umas das outras, o que cada uma faz de melhor. “Estamos de peito aberto para entender como fazer e aprender fazendo”, resumiu o executivo.
Sobre a HDI Seguros
A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,2 mil colaboradores cuidando de 2,5 milhões de segurados nos ramos de automóveis e residências, principalmente, o que a torna a 4ª maior seguradora Auto e 6ª maior em residência, com base nos dados de mercado sobre prêmios diretos emitidos em 2018, consolidados por grupo segurador. A HDI conta com 49 filiais, 18 escritórios e 46 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos.
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