Como saber a hora certa de montar um Clube de Assinaturas?
*Por Patrick Negri, CEO da iugu
Fidelizar o cliente é o verdadeiro desafio no mundo dos negócios. Um consumidor satisfeito tem um grande potencial de engajamento para a marca, pois dissemina uma imagem positiva, o que acaba servindo como um imã para atrair novos consumidores - e isso custa "muito caro". Os Clubes de Assinatura chegaram para quebrar esses paradigmas e já movimentam 1 bilhão de reais no Brasil, com mais de 800 empresas no plano de acordo com a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Com o advento da internet e da tecnologia em nosso dia a dia, os clubes de assinatura ganharam em complexidade, variedade e alcance. É a comodidade do consumidor em receber em sua casa um produto de qualidade, escolhido por uma curadoria ricamente selecionada. Hoje em dia eles vão muito além dos livros: podemos encontrar pães, brinquedos, produtos de higiene pessoal e beleza, mimos de chocolate, entretenimento, etc. Mas será que todos os tipos de negócios podem ser feitos com este modelo? Qual é o principal ponto desse planejamento? E isso requer cautela.
Antes de tudo é preciso se certificar que o produto ou serviço se adequa a este modelo recorrente. Faça um levantamento do que foi mais procurado, mais vendido e foque na essência e desejo de aquisição do consumidor, analisando o comportamento dele, conhecendo-o muito bem. Definidos quais produtos podem ser boas apostas neste modelo de negócio, está na hora de pensar em preços e planos.
Não se limite apenas ao uso do cartão de crédito, pois muitos clientes não desejam comprometer limites, buscando dentre as alternativas, o boleto ou a transferência online. Tenha em mente que é preciso ter um software de ponta e um bom controle de suas operações financeiras para tornar o seu produto um bom exemplo de clube de assinatura. A integração da base de dados de clientes e departamentos envolvidos necessita de um sistema de automação para ganho de eficiência e tempo de trabalho. Imprevistos acontecem, mas uma empresa que possua um plano contingente demonstra maturidade da equipe para lidar com as surpresas do dia a dia.
Considere também o custo-benefício que você irá disponibilizar ao cliente e nunca prometa o que não pode cumprir. Sempre verifique sua disponibilidade de estoque e prazos de entrega e planeje a logística com os parceiros. Lembre-se que um sistema organizado é um grande passo para transformar um negócio em sucesso!
Sobre o Patrick Negri
Patrick Negri é co-fundador e CEO da iugu, primeira plataforma online para automação financeira do Brasil. Nascido em Dourados, no Mato Grosso do Sul, desde cedo percebeu suas habilidades na área de programação, além da grande aptidão para empreender. Aos 16 anos começou seu primeiro negócio, um mecanismo de busca online e, algum tempo depois montou uma agência digital que desenvolvia sites de vendas. Com maiores aspirações e, mesmo sem terminar os estudos, se mudou para São Paulo, onde trabalhou como CTO de uma grande empresa do segmento financeiro, até 2012, quando teve a ideia de fundar a iugu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>