Uma visão nua e crua sobre empreendedorismo
Empresário carioca, João Diniz, com mais de 25 anos de experiência no ramo destaca 8 dicas para quem deseja se tornar um empreendedor
1) É importante construir uma boa reputação. O conhecido “network” é tudo. Antes de empreender, busque sempre ser diferente e se posicionar no mercado com diferenciais dentro da sua proposta de negócio. Ter DNA próprio e diferenciais.
2) Fazer um teste da ideia e saber o público que você quer atingir. A ideia pode ser revolucionária para você, mas nem sempre é interessante para o mercado. Faça um teste apresentando-a para pessoas próximas a você que possam julgá-la. Isso é importante até para verificar possíveis adaptações ao mercado.
3) Fique próximo de pessoas complementares à sua formação. Mantenha o negócio sempre atualizado. Fique sempre ligado as tendências do seu negócio e de outros que fazem parte do seu. É quase impossível entender de absolutamente tudo o que é importante para a sua empresa. É interessante pensar em pessoas-chave que agreguem conhecimento complementar.
4) Alinhe o seu empreendimento aos seus interesses pessoais. Lembre-se que o padrão são os clientes. Eles que demitem e contratam. Muito cuidado com o atendimento e os produtos que você irá servir. Não interessa ter um negócio inovador, mas com o qual você não se identifica. Afinal, você vai passar a maior parte do tempo imerso nessa empresa e ela vai demandar comprometimento integral. Escolha uma área de atuação que tenha a ver com o que você gosta.
5) É preciso ter capital suficiente para investir por um bom tempo. Boa relação é fundamental. Com seus clientes, funcionários e sócios. Como você não sabe quando irá conseguir um investimento, então o ideal é ter uma boa verba para segurar o negócio até esse momento.
6) Fique focado na ideia inicial, principalmente no início da operação. É natural que você comece a desviar o foco inicial da empresa para agradar seus clientes. Sair da sua atuação acaba sendo pior, pois você não estará mais na área de domínio e pode causar uma imagem ruim. Foque no negócio e siga em frente.
7) Quando existem muitas pessoas envolvidas no negócio, é provável que haja desavenças com mais facilidade. Por isso, tenha o mínimo de sócios possível.
8) Pense sempre fora da caixa! Importante não é ver o que ninguém nunca viu, mas sim, pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>