Agradecer é um hábito a ser praticado
*Samanta Patrícia Döring Sievers
Na infância, quem não leu ou ouviu falar do clássico livro Pollyana? A obra traz a história de uma menina doce, acolhedora, que consegue enxergar situações adversas da vida de forma bem otimista. É aquela pessoa que vê sempre o ‘copo meio cheio’. Que tal tentarmos seguir o exemplo e ensinar as nossas crianças?
Como todos os valores, é preciso ensinar a agradecer. Ser grato desenvolve a consciência, a alegria e também a sensibilidade e a empatia em relação ao outro. Amplia emoções positivas, otimismo, aumenta as sensações de satisfação e conexão com a vida.
Estudos da neurociência indicam que quando a pessoa se sente grata consegue ativar o chamado “sistema de recompensa” do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar. Dessa forma, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer. A substância motiva as pessoas a buscarem seus objetivos e sonhos, pois quanto mais o indivíduo se sente feliz e realizado, mais seu organismo mostra a necessidade de realizar outras metas. E quanto mais esse processo é reforçado, mais ele se desenvolve no corpo. Propiciar a liberação desse neurotransmissor por meio de pequenas atitudes desde a tenra idade trará imensos benefícios para a vida das crianças.
O principal a ser ensinado é que agradecer é algo gratuito e que não se deve esperar nada em troca ao fazê-lo. Aos menores de dois anos por exemplo, ensinar, por repetição, a dizer ‘obrigado’ é algo engrandecedor - mesmo que não se entenda o conceito, mas já plantando uma semente.
Assim que a criança cresce é possível ampliar o repertório da gratidão ao perguntar qual foi a melhor coisa que aconteceu no seu dia, um momento do dia que a deixou feliz, ou pelo qual gostaria de agradecer. Acredite: as vivências mais simples costumam ser as mais citadas.
Ver fotografias de momentos vividos, garantindo falas positivas como: "foi tão legal quando fomos à praia, você também gostou? Sou grata por este dia, quem sabe podemos repetir em breve?", também podem fazer a diferença. Da mesma forma, fazer cartões de agradecimento é outro exemplo e um exercício que fortalecem esse hábito. O pote da gratidão serve bem para os maiores de seis anos, pois a criança pode escrever em um pedaço de papel toda vez que algo lhe fizer sorrir, lhe deixar feliz. Reler os escritos vez ou outra é uma maneira de relembrar momentos e de aquecer o coração com boas memórias.
Todo pai e mãe, tenho certeza, deseja que sua criança tenha um bom coração e seja feliz. A gratidão proporciona ferramentas para esse sucesso emocional. Dedique tempo para incentivar seu filho a desenvolver essa habilidade. Com certeza fará diferença no futuro.
*Samanta Patrícia Döring Sievers é professora de Educação Infantil do Colégio Marista São Luís, em Jaraguá do Sul (SC)
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