Logo
Imprimir esta página

A grande atitude da Fenacor em defesa das corretoras e contra o mutualismo primário

Armando Luis Francisco Armando Luis Francisco

"FENACOR VAI DEFENDER CORRETORA DE SEGUROS PROCESSADA PELO SINDICATO DAS ASSOCIAÇÕES DE PROTEÇÃO VEICULAR"

Sem muito alarde, mas convicta de sua ação, a Fenacor deu um passo importante na demonstração da defesa institucional da corretagem. A decisão de defender uma corretora de seguros é uma atitude reverenciada pelos corretores. Vale lembrar que a nossa profissão está sendo martirizada por interesses difusos à sociedade. Até porque a questão que se fixava na invisibilidade, por mais de 50 anos, chegou para ficar, e já demonstra sua força e aparência costumeira, com rumo quase certo à legalidade. Seu único obstáculo é, acreditem, os corretores de seguros e as pessoas que primam pelos interesses da sociedade.

Um verdadeiro estrategista, assim considero, no modelo Sun Tzu, o reitor dessa mudança, que tem assumido a representação dessas regras atuais da indústria do seguro. O modelo ora infundido rebate Leis e nosso ordenamento do Mutualismo legal. A interferência, ora, permeia o que o Brasil está passando: " Terra de muitas leis e que não tem um ótimo rumo". A provocação não é esquisita, mas é desnecessária, porém.

Estaríamos reféns de coibir e destruir uma das mais sólidas marquises institucionais brasileiras? Mas, apesar da aparência, não se trata de inovação; não estamos exemplificando como no caso do Uber para os taxistas, que é o modelo usado como resguardo para alavancar o imbróglio. Estaríamos falando do fracasso de um País? Nação que está mais para tupiniquim do que para "Ordem e Progresso" estampada na bandeira? É mais baderna-lha que regramento? É mais UFC que Lobby institucional? Repito: Não se trata de uma inovação, mas de um jeito de direito costumeiro com o destaque para o empobrecimento econômico da nação.

Afinal, ainda que se riam do nosso grito e almejem nos coibir a voz, a nossa intenção sempre será: "ORDEM". E o nosso objetivo sempre será aprimorar as relações de mutualismo em instâncias que coabitem com o regramento institucional.

Por isso: Vamos direto ao ponto sem enxergar os grandes problemas encontrados nessa atitude desnecessária? Mas eu não vou deixar de elogiar o comportamento desses líderes. Eles estão primeiro fazendo bem e melhor, e depois buscando o regramento institucional. Sim, eles têm recursos, poder e sabem fazer contatos como ninguém. Sim, eu me assusto com àquela grandeza em face de uma indústria de seguros pobre em idéias e estratégias de defesa. Sim, por seu cartaz ressonante e sua luta contumaz. Sim por sua grande liderança. E, na maioria, são homens de bem que acreditam nesta idéia, mas que ignoram os princípios vitais do seguro: Segurados e Garantias.

Apesar da provocação que temos visto, inclusive o erro de achar que a ofensa a um representante deve ser o pormenor comportamental, e quem está do lado oposto brigando por seu próprio público; atitude que denigre inclusive a ação de tentar legalizar a instituição pela qual nós, corretores de seguros, entendemos que foge a liberdade econômica; este ícone do outro lado do nosso pensamento, não entende que essa atitude pode estar fechando as portas do relacionamento, quando de regra, deveria estar abrindo. Esquecendo-se que ao falar tão bem e bonito, num português que transcende a oratória clássica do Parlamento, está sendo simplesmente ignorando a sua realidade. Por isso eu creio que diminuir o tom seja um sintoma dos mais necessários à atitude de viés político. Porque a educação, o respeito e o traquejo aumenta o poder e ressoa condição para tratamento. Portanto, paremos de medir vantagens quando apenas estamos em um jogo. Porque a vantagem está simplesmente no fato de nosso Player estar dormindo. E é o verdadeiro leão de JUBÁ (a indústria do seguro) - do tupiniquim - que significa AMARELO.

Ainda temos o segundo tempo. Se é que não perderemos para a Coréia do Norte.

Mas vamos ao destaque e finalizo a minha opinião: Federação, obrigado pelo interesse em defender as corretoras de seguros. E quero, por isso mesmo, deixar uma nota que pode anunciar a nossa própria disposição: Se querem conversar conosco, façam três coisas importantes. Primeiro, mudem a estratégia do jogo e parem este processo de não entender que o mercado de seguros entende suas regras legais. Depois, ponham um mediador para aproximação com a nossa classe. Em seguida, peçam desculpa ao representante/ categoria dos corretores de seguros. Isso demonstrará que não é a brutalidade e nem a litigância que trazem os mais sólidos resultados. Afinal, o mundo muda e nós sempre queremos ser agentes dessa mudança. O corretor de seguros é um agente do bem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto