Encontro Com Gestores Promove Debate Sobre Cenário Econômico do País
A Icatu Seguros promoveu, na manhã desta terça-feira (2), o 2º Encontro com Gestores, trazendo representantes de algumas das principais gestoras de recursos do mercado. O evento foi no Instituto Ling e trouxe debates e diálogos acerca do cenário econômico do país, abordando assuntos como reforma da previdência e o futuro do Brasil para cerca de 300 pessoas que compareceram.
Segundo Josiana Schneider, Superintendente de Mercado da Região Sul da Icatu, o evento, apesar de novo, pode se tornar um ícone no mercado financeiro do país. “Aqui, reunimos personalidades relevantes para falarmos sobre a economia e mercado financeiro, trazendo sugestões de soluções para os clientes e parceiros”.
Em parceria com Adam Capital, AZ Quest, Opportunity, Sparta, Verde Asset e Vinci Partners, o evento foi dividido em 4 momentos.
O painel Renda Fixa foi mediado por Felipe Azevedo, Gerente de Investimentos e Previdência do Banco Cooperativo Sicredi. Para responder os questionamentos da Icatu e dos clientes, Antônio Coutinho Correa, Gestor de Crédito Privado, representou a Icatu Vanguarda, enquanto Artur Nehmi, Gestor de Renda Fixa, compareceu em nome da Sparta Investimentos. Os empresários dialogaram sobre as taxas de juros no Brasil, que se consolidaram em baixa histórica. Na primeira reunião com o novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em 2019, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano. A queda de 6,75% para 6,5% ao ano ocorreu em março de 2018, se mantendo até hoje. Esse é o menor número desde 1996, quando o Copom foi criado.
A jornalista da GaúchaZH, Giane Guerra, apresentou a cerimônia e mediou também o painel de Renda Variável. O segundo debate contou com Luiz Constantino, Gestor de Renda Variável da Opportunity, Pedro Sales, Gestor de Estratégia de Ações Brasil da Verde e Roberto Lira, Gestor de Renda Variável da Icatu Vanguarda.
Victoria Werneck, Economista Chefe da Icatu Seguros, trouxe dados e demonstrou como a economia internacional afeta diretamente nosso país. Segundo ela, após a crise de 2008, todos os países prejudicados cresceram, exceto o Brasil. “Precisamos dar a volta por cima”, enfatizou.
De acordo com ela, o país passa por um momento de evolução, mas é mais lento do que o esperado, “um crescimento gradual em desaceleração, pois vai demorar para recuperar os danos da recessão que passamos, a maior dos últimos 100 anos”, enfatizou Victoria. Em contrapartida, a inflação do país se mantém estável. “A expectativa é encerrarmos o ano com 4,25% e o último dado que tivemos demonstra 3,89%, abaixo da meta central, concluiu.
Segundo o Boletim Focus, emitido pelo Banco Central no dia 18 de março, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial, o número vai se manter nesse patamar e fechar 2019 a 3,89%.
O Painel Multimercado foi o que encerrou o evento, com as presenças de Bernardo Zerbini, Sócio responsável pela estratégia macro da AZ Quest, Fabio Landi, Sócio responsável pela mesa de operações da Adam e Fernando Lovisotto, CIO da Vinci Partners. Os painelistas orientaram o público sobre os cenários de investimentos no mercado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>