Como administrar o atendimento na empresa durante as férias dos funcionários
Saiba como gerir o mês de descanso do colaborador e não perder a capacidade de realizar um bom suporte ao cliente
O período de férias é fundamental para o funcionário descansar e se renovar para voltar ao trabalho com tudo. Sem uma boa gestão e o planejamento necessário, porém, o desfalque de um colaborador pode afetar o andamento da empresa, e a qualidade dos serviços oferecidos. Para que isso não aconteça, Rodrigo Ricco, CEO e fundador da Octadesk, startup especializada na gestão do relacionamento com o cliente, ressalta a importância de se programar, evitar sobrecargas e utilizar ferramentas nessa época. Confira:
Programe-se - Janeiro costuma ser um ótimo mês para priorizar o descanso do setor de atendimento, pois é registrada uma queda na demanda de solicitações dos clientes devido à pressa para resolverem pendências antes do final do ano. Para que todos consigam descansar e o time não fique desfalcado, é preciso se planejar. "Fica complicado dar o mês sabático no início do ano para todos os funcionários, nesse caso, uma opção é dividir e trabalhar em escalas", explica Ricco. A lei prevê que as férias de 30 dias podem ser divididas em até três períodos, sendo um deles obrigatoriamente maior que 14 dias corridos e nenhum inferior a 5.
Evite sobrecargas - As empresas costumam delegar funções e diluir obrigações entre os colaboradores para suprir ausências programadas. Porém, a sobrecarga pode prejudicar o desempenho e comprometer o atendimento. Uma alternativa é a contratação de empregados temporários, evitando, assim, o acúmulo prejudicial de funções.
Utilize ferramentas - Utilizar a tecnologia se tornou comum para auxiliar nas demandas do atendimento. Segundo Rodrigo, investir em ferramentas e processos de atendimento não é mais opção, se tornou uma necessidade para se diferenciar do concorrente. "Aquela frase, antiga, porém sempre atual:'atender bem, para atender sempre'", diz. O Chatbot, programa de computador que utiliza inteligência artificial, por exemplo, tem sido cada vez mais integrado às empresas, auxiliando na realização de tarefas.
Sobre a Octadesk
Fundada em 2015, por Rodrigo Ricco, a Octadesk, é uma empresa desenvolvedora de soluções voltadas para gestão de relacionamento com os clientes e que tem como missão elevar a qualidade do atendimento no Brasil. A plataforma ajuda as empresas a colocarem o consumidor como centro de sua estratégia e multiplicarem a força do atendimento com agilidade, precisão e escala, construindo relacionamentos verdadeiros e de longo prazo. Hoje, conta com um portfólio de mais de 1000 clientes dos mais variados segmentos como construção civil, farmacêutico, tecnologia entre outros.
Rodrigo Ricco (Octadesk)
Rodrigo Ricco, é apaixonado por desenvolvimento de negócios, design, tecnologia e pessoas. Iniciou sua vida empreendedora muito cedo, aos 8, e no mundo de tecnologia aos 12 anos de idade. Desenvolveu sua carreira em empresas de Software e Consultorias, adquiriu grande experiência em empresas como Coca-Cola, Arthur Andersen e Accenture, até iniciar sua própria Consultoria. Está à frente da Essence há mais de 10 anos, saindo do zero para $ 80M de faturamento. Na empresa, desenvolveu habilidades em estratégia, cultura corporativa, vendas complexas, gestão financeira, serviços e formação de times de alta performance, posicionando a Essence entre os 3 principais parceiros oficiais da SAP no Brasil. Hoje é também CEO da Octadeck, startup desenvolvedora de sistemas voltados para gestão de relacionamento com os clientes e que tem como missão elevar a qualidade do atendimento no Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>