Como pequenas e médias empresas podem se beneficiar do Open Banking
Sciensa mostra que é necessário olhar para esse público com cada vez mais atenção para atingir resultados duradouros
A importância das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no cenário brasileiro é inegável: de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos negócios somavam 82% das novas vagas com carteira assinada geradas nos últimos nove meses.
Apesar da importância desse tipo de negócio para a economia, diferentes empresários enfrentam dificuldades quando o assunto são os financiamentos – especialmente pela burocracia envolvida nesses processos em território brasileiro. Esse cenário deve sofrer mudanças estruturais com a adoção do Open Banking, de acordo com a Sciensa, consultoria de Transformação Digital.
“Além de facilitar as transações P2P, pagamentos e integração com dados bancários, o Open Banking abre um caminho essencial para a democratização dos empréstimos para instituições menores, funcionando como uma mola propulsora para o empreendedorismo no país”, afirma Davi Cunha, head de Digital Banking da companhia.
Há um terreno vasto de oportunidades a ser explorado. As parcerias de bancos com as fintechs devem aumentar o leque de produtos e serviços e acelerar a captação de clientes via canais digitais. Este novo ecossistema que se forma irá expandir as possibilidades de relacionamento com os clientes, estimular a modernização das instituições financeiras e, no médio e longo prazo, contribuir para a redução de spread bancário e as altas taxas de juros.
De acordo com estimativas da Sciensa, no futuro, o Open Banking permitirá que uma empresa ou fintech - desde que com consentimento explícito do cliente – tenha acesso a seus dados, hoje armazenados em diferentes instituições financeiras. “Isto irá acelerar a oferta de novos produtos e serviços que ajudem os clientes no processo de planejamento financeiro, na gestão de finanças pessoais, patrimônio, além de um enorme leque de experiências digitais que empoderam os consumidores a ter maior controle de sua vida e da saúde financeira”, afirma Davi Cunha, head de Digital Banking da companhia.
Sobre a Sciensa
Fundada em 2010, a Sciensa é uma consultoria especializada em inovação e transformação digital. Sob a missão de trazer resultados aos negócios por meio da tecnologia, a companhia atua desde a análise de processos até à implantação de soluções personalizadas. Com 140 colaboradores no Brasil, o principal compromisso da Sciensa é entregar uma estratégia diferenciada e ser parceira de seus clientes na co-criação de projetos.
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