Estatísticas de Automóveis, Brasil
Rating de Seguros – Comentário Econômico n∘ 599
Prezados Senhores,
Mesmo esse sendo o primeiro comentário de 2019, ainda uma análise sobre os dados de 2018.
Abaixo, a evolução da indústria automobilística nos últimos cinco anos, valores acumulados móveis 12 meses, produção e licenciamento de veículos.
É desnecessário dizer a importância que tal segmento empresarial tem no mercado de seguros.
Na análise dos dados desse período, podemos qualificar a situação em três fases:
· Ao final de 2013, a produção e o licenciamento de veículos se situavam na faixa de 3,8 milhões de unidades/12 meses, valores bem próximos.
· A partir daí, pelo efeito da forte crise econômica, as duas curvas foram caindo, chegando ao patamar mínimo de 2,0 milhões de unidades/12 meses ao final de 2016. Uma impressionante queda de 48% em três anos. Ou seja, praticamente a metade do que havia. Não é sem motivo que o faturamento do seguro de automóvel tenha sofrido conseqüências, tendo uma evolução tão limitada durante tal período.
· A partir do início de 2017, passou a haver alguma recuperação, ainda que tímida. Em destaque, a produção de veículos saiu na frente, beneficiada pela exportação, havendo então o descolamento das curvas. Nesse momento, final de 2018, a produção e o licenciamento se situam, respectivamente, em 3,0 milhões e 2,5 milhões de unidades em 12 meses.
Para 2019, a expectativa é que os valores convirjam para o patamar de final de 2013. Não vai ser fácil, mas também não é impossível. Tudo irá depender da evolução econômica nesse ano que se inicia. Ou seja, caso haja sucesso, a indústria automobilística voltaria ao patamar do que era há seis anos.
Francisco Galiza.
http://www.ratingdeseguros.com.br/
http://twitter.com/ratingdeseguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>