Reconhecendo o papel do seguro na sociedade
A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.
Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.
Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/.
Consultas e Publicações Recentes
• Em 4 de dezembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um discurso do diretor executivo Christine Lagarde sobre a reconfiguração da cooperação internacional no século XXI, proferido por ela durante a oitava palestra do Henry A. Kissinger.
• Em 5 de dezembro, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou seu relatório estatístico de receitas, anunciando que as receitas de impostos em economias avançadas continua a crescer.
• Em 5 de dezembro, a Organização Mundial do Comércio (OMC) publicou o discurso do seu diretor geral Roberto Azevêdo proferido no Jantar anual Mundial do Comércio do Conselho Nacional de Comércio Externo, anunciando que os membros da OMC possuem “uma oportunidade única de renovar o seu sistema mundial de comércio”.
• Em 6 de dezembro, o Grupo Regional Consultivo das Américas (RCG) do Financial Stability Board (FSB) se reuniu nas Ilhas Cayman para medir o desenvolvimento financeiro de seus mercados e discutir efeitos de reformas, fintechs e os ativos de criptomoedas.
• Em 7 de dezembro, o FMI publicou um trabalho sobre o mercado de títulos da China e o mercado financeiro global.
• Em 7 de dezembro a Financial Action Task Force (FATF) conduziu uma avaliação dos sistemas do Reino Unido contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.
• Em 7 de dezembro, o FMI publicou um trabalho sobre a demografia, sistemas de previdência e a balança entre poupança e investimento.
• Em 10 de dezembro, a FAFT anunciou que Israel se tornou o trigésimo oitavo membro da FATF após a publicação de seu relatório de avaliação mútua sobre a habilidade de Israel de responder aos riscos da lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo.
• Em 11 de dezembro, a OMC e o Banco Mundial publicaram um trabalho que ressalta a necessidade de políticas que maximizem os ganhos nas trocas comerciais para os extremamente pobres.
Recortes de Imprensa
Tecnologia
As seguradoras de saúde lideram iniciativas de blockchain (Digital Insurance) Uma iniciativa para avaliar como a tecnologia blockchain pode ser usada para melhorar a veracidade das informações de saúde está ganhando novos participantes…
Quora afirma que 100 milhões de usuários tiveram seus dados vazados (BBC News) O site de perguntas e respostas Quora foi hackeado, nomes e endereços de e-mail de 100 milhões de usuários foram vazados…
O mercado de seguros e resseguro não devem temer perda de espaço devido a avanços tecnológicos: CEO Horton da Beazley (Reinsurance News) De acordo com Andrew Horton, diretor executivo (CEO) da Beazley e presidente do London Market Group (LMG), a indústria de seguros está enfrentando grandes mudanças pela ruptura tecnológica, mas novas capacidades como automação, irão, em última análise complementar, ao invés de substituir, o trabalho realizado pelo mercado…
O risco de ataque cibernético contra o PIB aumenta 9% em um ano nas maiores cidades(Commercial Risk Europe – Registre-se gratuitamente para ler o artigo) A parcela do PIB em risco de ataque cibernético nas maiores cidades do mundo aumentou quase 9% durante o ano passado para US $ 39,7 bilhões, de acordo com o 2019 Global Risk do Centro de Estudos de Riscos da Cambridge Judge Business School…
Chatbots de inteligência artificial para poupar bilhões de dólares gastos em hospitais (The Actuary) O número de pacientes felizes por recorrer à inteligência artificial (AI) para atendimento relacionado a serviços de saúde deve explodir nos próximos cinco anos, economizando bilhões de dólares para os hospitais nesse processo…
As seguradoras enfrentam concorrência por equipe “transformadora” (Seguro Digital) Há uma necessidade urgente das organizações identificarem e estimularem “agentes de transformação”, uma nova geração de profissionais de tecnologia podem impulsionar a inovação e permitir que as empresas prosperem em face do rápido avanço tecnológico…
Reconhecendo o papel do seguro na sociedade (Asia Insurance Review) A inovação digital significa uma oportunidade para as seguradoras expressarem a essência da indústria como a ferramenta comunitária que facilite a gestão e mitigação de riscos…
4 dicas para implementar a automação em seguros (Digital Insurance) As pressões competitivas estão surgindo em todas as linhas de negócios de seguros, traduzindo-se em uma necessidade de implementar processos de automação mais inteligentes em toda a cadeia de valor…
Para o seguro, o futuro está aqui (Digital Insurance) Em 2015, a Novarica declarou que “O Ano em que o Futuro Chegou” para as seguradoras – previsões que vinham sendo desenvolvidas há anos finalmente se transformaram em realidade…
Macroeconomia e Resseguro
Pequim oferece ajuda financeira a companhias que mantêm trabalhadores na folha de pagamento(Reuters). O conselho estatal chinês disse, na quarta-feira, que o governo oferecerá ajuda financeira para empresas em dificuldade que mantiverem seus empregados na folha de pagamento em tempo de ventos contrários para a economia…
China consulta as regras de financiamento para holdings: fontes (Reuters). O Banco Central da China começou a buscar feedback interno em minutas de regulações para empresas holdings, direcionadas a grandes conglomerados que possuem múltiplas licenças financeiras, segundo duas fontes com conhecimento direto sobre o assunto…
Cortes e seguradoras cooperam com o risco de incumprimento de sentenças judiciais (Asia Insurance Review). A Corte Suprema de Pessoas da China assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Companhia de Seguro de Pessoas da China (PICC) para garantir no futuro o cumprimento de julgamentos no país…
Regulador pode liberalizar a precificação mandatória de seguro auto em 2020 (Asia Insurance Review). O regulador de seguros indicou que iria parar de definir tarifas para o seguro de responsabilidade sobre terceiros compulsório (MPTL), com efeito a partir do ano fiscal de 2020, começando em 1 de abril…
Resseguradora local privada deferiu um duro golpe (Asia Insurance Review). O regulador de seguros rejeitou a proposta da investidora bilionária Prem Watsa para adquirir a única resseguradora local da Índia, a ITI Reinsurance…
Seguradora indiana ordenada a pagar à família de vítima de acidente de carro (Insurance Business Magazine). A família de uma vítima de acidente de carro irá receber o pagamento de um sinistro substancial uma década após o acidente fatal…
Reguladora irá atrás de agentes não licenciados (Asia Insurance Review). A Autoridade de Serviços Financeiros (OJK) anunciou que tomaria medidas contra agentes não licenciados de seguro que conduzem negócios sem o registro com autoridades…
Plano de inovação de seguros coreana posta em espera (Insurance Business Magazine). Um plano para encorajar inovação na indústria de seguros da Coreia foi adiado para o ano seguinte…
Suprema Corte indefere caso contra maiores taxas de impostos para seguradores de danos e responsabilidades (Insurance Business Magazine). A Suprema Corte apoiou a legalidade do movimento do Bueau of Internal Revenue de impor taxas mais altas de impostos para seguradoras de danos e responsabilidades, comparadas às seguradoras de vida…
Outras
IAIS introduz mudanças para melhorar a representação de comitê executivo (Commercial Risk Europe – registre-se para acesso grátis). A Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) anunciou algumas mudanças destinadas a garantir a representação dos maiores mercados de seguro, bem como a visão de membros não-supervisores
Governos devem agir para restaurar a confiança na previdência, diz OCDE (Investment and Pensions Europe). Governos devem trabalhar para garantir o apoio ao enquadramento regulatório e transformar o sistema previdenciário mais compreensível, de acordo com a OCDE…
Mercados, bancos e os “bancos sombra” (VoxEU.org). O atual sistema financeiro é caracterizado pela coexistência do mercado financeiro direto, bancos reguladores e os “bancos sombra”…
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.come.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Revista de Seguros avalia a força do seguro a serviço do País
19/12/2018 / FONTE: CNseg via /Cqcs/
cnseg-810x801
Edição 907 é lançada durante almoço de confraternização das lideranças do mercado segurador
A mais recente edição da Revista de Seguros, de número 907, está sendo lançada hoje, dia 19, durante o almoço de confraternização das lideranças do mercado segurador, no Copacabana Palace, quando estão sendo conhecidos os vencedores do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros.
Nesta edição, a Revista traz, como destaque, matéria que aborda como o seguro pode contribuir para a atualização da infraestrutura nacional, que é fundamental para a retomada do crescimento do País. De acordo com cálculos da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib), seriam necessários aproximadamente R$ 300 bilhões de investimento/anual em infraestrutura, por uma década seguida, para dotar o País de condições para a inserção competitiva na economia global e para a ampliação da qualidade de vida das pessoas. Segundo o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, ouvido na matéria, o seguro é fundamental para facilitar a estruturação de projetos de infraestrutura, eliminando a necessidade de se recorrer a garantias como o patrimônio das empresas ou fianças bancárias.
A Revista de Seguros também traz entrevista com o economista Marcelo Neri, da FGV Social, que, com base em pesquisas sobre o tema, avalia a expectativa de satisfação do brasileiro com a própria vida e o seu otimismo em relação ao País. Curiosamente, afirma Neri, apesar de uma avaliação positiva em relação à sua vida, o brasileiro não é muito positivo em relação à felicidade geral da nação. “Somos mais cigarra que formiga. Tendemos a ser otimistas em relação ao futuro, mas não enxergamos o outro”. E esse otimismo, segundo ele, leva as pessoas a não se preocuparem em poupar e não terem grande preocupação como os problemas coletivos, como é o caso do saneamento básico.
A edição 907 também traz matéria sobre a conquista do Selo ENEF pela Rádio CNseg e pelos livretos da série do Programa de Educação em Seguros da CNseg; sobre o Insurance Service Meeting, evento de tecnologia da Confederação das Seguradoras; sobre o 4º Fórum de Saúde Suplementar, da FenaSaúde, quando se discutiu o desafio da eficiência em saúde, matéria sobre a proposta da FenaPrevi para a Reforma da Previdência e também sobre os vencedores da edição 2018 do Prêmio de Inovaçao da CNseg, ocorrida hoje, durante o almoço.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>