Crise da Competitividade: novas demandas e nova gestão
A crise da competitividade está impactando as empresas devido à falta de capacidade em acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores. O evento OKR Day ensina gestores e colaboradores a construir estratégias e acompanhar a execução com mais agilidade, tornando assim as empresas mais competitivas.
“As metas são determinadas para incentivar o time a sair da zona de conforto e repensar como trabalhar, desenvolvendo e potencializando cada pessoa.
As mudanças no mercado, consumo e comportamentos são claras, mas não visíveis e de fácil entendimento para todos. Essas mudanças são parte de um cotidiano e relações atuais de um novo público e um novo colaborador. A partir disso é importante ter em vista que, cada vez mais, o foco de qualquer empresa é o cliente. É para ele que produtos ou serviços são repensados com muita frequência (ou deveriam ser).
Com o mundo mais conectado e com respostas na mão a cada clique, o cliente se tornou, automaticamente, mais empoderado, exigente e seguindo novas lógicas de consumo.
Segundo dados da Accenture de 2016, apenas 15% dos executivos acreditam que suas empresas estão preparadas para responder rapidamente às demandas, necessidades e mudanças do mercado. Ou seja, 85% não acreditam que seus modelos operacionais estão prontos para essas mudanças.
Para que os resultados do trabalho de uma determinada empresa ou organização chegue da melhor forma possível a esse novo perfil de consumidor, é necessário o alinhamento da empresa em si.
A metodologia de gestão contínua OKR (Objectives and Key Results) ajuda a entender e lidar com os desafios da nova realidade de mundo, perfis, mercado e consumo. O que a diferencia de outras metodologias, é fazer com que os principais ativos de uma organização se desenvolvam de forma harmônica, alinhando comunicação, pessoas, propósitos e performance.
Os pilares do OKR são direcionados para a gestão continua, ágil e de alta performance na empresa ou organização como um todo, com foco nos resultados e não nas tarefas. George Eich, sócio-fundador da Coblue destaca que a simplicidade é fundamental para o desenvolvimento na empresa. “A partir de uma linguagem fácil e simples, a orientação se torna eficaz e clara para toda a empresa. A metodologia também propõe um número limitado de objetivos, gerando foco na organização, disciplina nos esforços e aumento da produtividade, além de melhorar a alocação e gestão de recursos”.
Outro benefício que o uso do OKR traz são os ciclos dinâmicos. Eles permitem acompanhar o progresso e corrigir erros de forma mais rápida, além de atualizações regulares para gerar insights.
O monitoramento dos OKRs permite que os objetivos não alcançados sejam analisados e corrigidos. Além disso, o acompanhamento constante dos OKRs permite que o planejamento e a execução sejam geridas com maior responsabilidade, objetividade e transparência, permitindo avaliar o progresso em tempo real.
Antonio Zubieta, sócio-fundador da CoBlue ressalta que a gestão colaborativa e transparente faz com que todos tenham responsabilidade por seus objetivos. “A metodologia se torna leve e flexível pois pode ser adaptada à cada caso, não “engessando” a empresa e nem os colaboradores”.
Uma questão importante é que os colaboradores se sintam parte do processo, gerando propósito para seu trabalho e empoderamento. O engajamento dos colaboradores com a empresa se torna visível. Outro fator importante e que faz diferença nos processos diários é o alinhamento das equipes, tornando possível capturar e mostrar as dependências funcionais entre elas.
Com relação às metas e engajamento dos colaboradores para alcançar resultados, George explica: “as metas são determinadas para incentivar o time a sair da zona de conforto e repensar como trabalhar, desenvolvendo e potencializando cada pessoa de acordo com seu perfil e consequentemente, fazendo o mesmo com a empresa”.
Para conseguir que todo esse trabalho gere os resultados e objetivos desejados, é fundamental desenvolver a sua gestão de performance e metas, buscando mais agilidade, alinhamento, engajamento e comunicação.
O modelo de gestão contínua (OKR) é um processo que demanda engajamento de seus líderes e também dos colaboradores, pois há uma mudança em diversos âmbitos na empresa, porém, os resultados são produtivos e ágeis.
No Brasil, a maior implantação de OKR foi realizada pela CoBlue e aconteceu na Nextel impactando mais de 1300 pessoas. Ao investir na metodologia de Gestão Contínua de Performance a empresa percebeu melhorias já nos primeiros ciclos. Da parceria entre a CoBlue e a Nextel surgiu a ideia de realizar mais uma edição do OKR Day, dessa vez em São Paulo.
A nova edição do OKR Day é promovida pela CoBlue e acontece no dia 1º de outubro, na Nextel em São Paulo. O evento oferece uma experiência imersiva para o seu negócio, a fim de desenvolver o OKR, tanto para líderes como para equipes que desejam aprender uma forma ágil e eficiente de gestão.
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