Empresas correm na busca por inovação
Faturamento com projetos de inovação da Echos cresceu 70%, graças a corrida das empresas brasileiras para chegar ao caminho da transformação
O espírito da inovação parece estar circulando entre a maioria das empresas. São muitas novas ideias que surgem todos os dias e que acabam sendo mal aproveitadas, ou até morrem, por falta de direcionamento para a concretização da ideia. Para solucionar e canalizar esse tipo de iniciativa dos colaboradores, muitas organizações recorrem à área de inovação. Mas, especialistas alertam que nem toda empresa está preparada ou precisa de um núcleo voltado para esse conceito.
"Só faz sentido ter inovação se isso volta para a cultura da organização. Caso contrário, a área de inovação vai ser apenas um centro de custo, não de desenvolvimento", afirma Mário Rosa, sócio e responsável pela Echos, laboratório de inovação que utiliza o Design Thinking para propor soluções que transformam realidades e constroem futuros desejáveis.
Utilizando a expertise do design para ajudar empresas que desejam trilhar um caminho rumo a inovação, a Echos teve um crescimento de 70% no faturamento relacionado aos Projetos Inovadores que desenvolve. "As companhias nos enxergam importantes para três pilares: a capacitação, mudança de mindset dos funcionários e também para acelerar a inovação, quando conseguimos aplicar ideias que antes não conseguiam tirar do papel", explica Mário.
Para as empresas que ainda não investiram em inovação, não há uma receita certa a seguir, ou uma solução que vale para o coletivo. Mas, é certo que a mudança de cultura é sempre o primeiro ponto. O primeiro passo para a inovação é começar a enxergar o mundo de uma forma diferente, bem como despertar habilidades, competências e melhorar a qualidade da relação, uma vez que boas ideias surgem a partir da interação entre as pessoas.
"Existem estágios de inovação que são completamente diferentes para cada organização. Se é uma empresa que está em um baixo estágio nesse campo, os sprints que proporcionam ganho rápido de resultado são boas alternativas", finaliza o especialista. Já para aquelas que estão em fase de transformação, o melhor é capacitar os colaboradores para trazer o mindset de inovação. E para as companhias que estão em estágio avançado, a dica é se abrir para o mercado e assim trabalhar com olhar e repertórios diferentes.
Para mais informações, acesse: http://echos.cc
Sobre a Echos
Fundada em 2010 por Juliana Proserpio e Ricardo Ruffo, a Echos é um laboratório de inovação que utiliza o Design Thinking para ajudar as organizações a se tornarem mais inovadoras na resolução de problemas complexos e desafios contemporâneos. Presente no Brasil, na Austrália e em Portugal, também promove treinamentos e capacitações em Design Thinking por meio de cursos presenciais e online que já impactaram mais 30 mil pessoas. A Echos possui três frentes de atuação: a Escola Design Thinking, a Innovation Projects e a Descola.
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