Habilidades como a empatia e bom relacionamento interpessoal são, cada dia mais, valorizadas pelas empresas
Conhecimentos extracurriculares como relacionamento interpessoal e inteligência emocional e mercadológica estão se tornando protagonistas para quem procura recolocação.
De acordo com pesquisa realizada por uma consultoria inglesa de recrutamento e seleção, cargos como coordenador de compras, planejador financeiro, coordenador de transformadores digitais, gerente de vendas e gerente de operação de franquias estão em ascensão no mercado. Outro dado relevante apontado pela pesquisa é a valorização das "soft skills", ou seja, habilidades que vão além da capacitação técnica, como a habilidade de relacionar-se bem com a equipe e os clientes. "Estabelecer uma boa comunicação com os colegas, ser capaz de realizar planejamentos, gerir projetos, são capacidades apontadas pela pesquisa e que cada dia ganham mais espaço no ambiente corporativo", afirma o CEO da Lens & Minarelli, José Augusto Minarelli.
Para o especialista, estamos vivendo o chamado mundo 4.0, para o qual devemos estar preparados. A automação, por exemplo, já é realidade, não à toa os coordenadores de transformação digital e outras profissões ligadas à tecnologia estão em alta. "A presença de robôs e soluções inovadoras (analógicas ou digitais), não devem intimidar o profissional, mas sim, estimulá-lo a investir em capacitação, pessoas criativas, com boa capacidade de análise e de se relacionar com os outros saíram na frente", afirma Minarelli.
Para tanto, mudar o mindset é fundamental. "Não podemos mais pensar como funcionários, precisamos agir como fornecedores de soluções. Mudar nosso software mental", afirma Minarelli. Nesse contexto, a Inteligência Mercadológica torna-se essencial, afinal significa perceber oportunidades, desenvolver bens e serviços, assim como vendê-los, promovendo soluções que acompanham a evolução da demanda. Entre as capacidades desenvolvidas pela Inteligência Mercadológica, está implantar o espírito empreendedor, desenvolver a mentalidade do prestador de serviços e tornar o profissional um líder de seus próprios projetos e serviços.
Empatia é, sem dúvida, um dos pilares da Inteligência Mercadológica. "A partir do momento que entendo qual a necessidade do outro, consigo oferecer a ele aquilo que ele precisa e, consequentemente, obter mais sucesso". Bom relacionamento é outro aspecto relevante, não só dentro da equipe, mas em seu convívio social. "Não tenha vergonha de vender, de se comunicar. O networking é importante para gerar oportunidades e não há nada de errado nisso", garante Minarelli.
Uma dica para ser bem sucedido na criação dessa rede de influências é reduzir seu tempo de apresentação o máximo possível, já pensou se você está na rua e aparece uma oportunidade? Não dá para perder tempo. "Precisamos aprender a nos apresentar em 15 segundos. Não é impossível, afinal, este será apenas o seu primeiro contato. Assim que estiver com o cartão ou contato do seu interlocutor em mãos, você terá mais tempo para contar sua experiência, por exemplo", comenta.
Ainda segundo pesquisa desenvolvida pela companhia inglesa, entre as qualificações mais procuradas pelas empresas no primeiro semestre de 2017, estão, capacidade de bom relacionamento, planejamento e gestão, ou seja, qualificações que não são aprendidas na faculdade, mas podem e devem ser aprimoradas pelos profissionais. "O caminho para o profissional que quer se recolocar no mercado ou, até mesmo, se manter nele, é investir em capacidades como empatia, autoconhecimento, pensamento estratégico, inteligência emocional e mercadológica", finaliza Minarelli.
Sobre a Lens & Minarelli
Empresa brasileira de padrão internacional, criada em 1982. Introdutora do Outplacement® no Brasil, a Lens & Minarelli é hoje a maior especialista do país em conduzir programas personalizados para Presidentes, Diretores e Alta Gerência. Desenvolve programas completos, individuais e sob medida para seus assessorados. Sua lista de clientes conta com mais de 1,5 mil nomes das maiores empresas nacionais e multinacionais. Já assessorou mais de 4,8 mil executivos em processo de transição de carreira.
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