Executivos brasileiros destacam a importância de capacitar funcionários e construir uma cultura forte
Estudo da Bain & Company com mais de 1.200 participantes revela o reconhecimento de diversas travas de eficiência
Os executivos brasileiros afirmam que a cultura organizacional é tão importante quanto a estratégia para o sucesso de uma empresa, ao mesmo tempo em que reconhecem a burocracia interna e o excesso de níveis hierárquicos como grandes entraves para o crescimento.
Essas são algumas das conclusões da nova pesquisa da Bain, com mais de 1.200 executivos de todos os continentes, cem dos quais atuam no Brasil. A capacitação e a confiança nos funcionários – e não o comando e o controle – são citadas por 90% dos líderes como práticas relevantes para o sucesso empresarial.
Por outro lado, a famigerada burocracia foi mencionada por 61% dos executivos como fator negativo para o avanço das corporações. Além disso, a incerteza que paira sobre o ambiente de negócios brasileiro demanda uma adaptação ainda mais rápida da cultura por parte das empresas.
"A volatilidade exige que a organização tenha uma capacidade de se reconfigurar e se reposicionar no que provavelmente é um dos contextos mais desafiadores do mundo", diz Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company. "Uma empresa com cultura de eficiência dificilmente vai se colocar em uma situação de ter processos decisórios lentos demais", completa.
A pesquisa também apontou quais são as prioridades das companhias brasileiras para os próximos três anos. O crescimento de receita (20%) e a fidelização de clientes (pouco mais de 10%) estão no topo dessa lista. Ao mesmo tempo, os gestores brasileiros determinaram os seguintes percentuais quanto às tendências e percepções das práticas corporativas:
- 90% acreditam que os líderes empresariais devem confiar e capacitar as pessoas, e não comandar e controlar.
- 83% concordam que a cultura é pelo menos tão importante quanto a estratégia para o sucesso empresarial.
- 63% apostam que as fusões e aquisições serão fundamentais para o sucesso em suas indústrias.
- 41% creem que a estrutura e a cultura de suas empresas impedem o crescimento lucrativo.
- 35% acreditam que informações insuficientes sobre o consumidor estão prejudicando seu desempenho.
O levantamento também apontou que os executivos brasileiros fazem uso, entre outras, das seguintes ferramentas de gestão:
- Planejamento estratégico – 62%.
- Benchmarking – 47%.
- Gerenciamento de relacionamento com clientes – 54%.
- Programas de gerenciamento de mudanças – 35%.
- Segmentação do cliente – 28%.
- Gestão da cadeia de abastecimento – 27%.
- Fusões e aquisições – 21%.
- Redução de complexidade – 19%.
Sobre a Bain & Company
A Bain & Company, empresa líder global em consultoria de negócios, orienta clientes em relação a estratégias, operações, tecnologia, constituição de empresas, fusões e aquisições, desenvolvendo práticas que assegurem aos clientes transparência nos processos de mudança e tomada de decisões. A consultoria trabalha em sinergia com os clientes, vinculando seu fee aos resultados. O desempenho dos clientes da Bain superou o mercado de ações em 4 para 1. Fundada em 1973, em Boston, EUA, a Bain conta com 55 escritórios em 36 países e já trabalhou com mais de 4.900 empresas, entre multinacionais, companhias públicas e privadas, em todos os setores da economia. Para mais informações, acesse: www.bain.com.br. Twitter: @BainAlerts.
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