Conheça 3 fatos sobre fluxogramas que certamente você não conhece
Todo mundo conhece o que são fluxogramas. São utilizados à exaustão nas empresas, mas nem sempre aproveitando todo o seu potencial. Confira aqui algumas dicas de como utilizá-los melhor.
O fluxograma é uma maneira visual de se representar um processo. Podem ser processos administrativos, produtivos, rotinas de trabalho, etc. São muito conhecidos e amplamente utilizados, mas nem sempre as pessoas aproveitam todo o seu potencial. Veja 3 dicas de como utilizá-los de maneira mais assertiva.
1. O fluxograma é uma maneira de se desenhar um processo, porém existe outra maneira mais simples e mais direta de se fazer a mesma coisa. É utilizando a ferramenta do SIPOC . Essa ferramenta permite que você enxergue um processo pelas suas entradas e saídas, ao invés da sequência de atividades.
2. Desenhar um fluxograma é diferente de fazer mapeamento de processos . O fluxograma é uma parte do mapeamento, entretanto tentar fazer os dois juntos pode te confundir bastante. Essas diferenças são explicadas de maneira bem detalhada no curso de mapeamento de processos da FM2S , uma empresa especialista em melhoria de processos. Lá eles apresentam uma maneira inovadora de se mapear e trabalhar processos.
3. Não adianta fazer um fluxograma se não for usá-lo para nada. Esse é o erro mais comum relativo à esta ferramenta. Sempre saiba o que você quer resolver com o fluxograma. Exemplos de utilização são a melhoria contínua ou então o treinamento de novos colaboradores.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>