Estado de São Paulo apresenta quedas de 21% na incidência de roubos e 3% em furtos de veículos, em um ano
Nos últimos 12 meses, o Estado de São Paulo registrou recuo no número de ocorrências envolvendo veículos, segundo dados captados pela Secretaria de Segurança Pública e analisados no Boletim Econômico Tracker-FECAP.
Em fevereiro de 2018 foram notificados 4508 roubos e 8058 furtos. Já no mesmo mês do ano anterior foram 5728 roubos e 8267 furtos, ou seja, queda de 3% e 21%, respectivamente. Já os casos envolvendo cargas tiveram queda de 14%. A cada hora, uma carga é roubada; pelo menos 11 veículos são furtados e outros 7 roubados, no Estado.
Esta redução pode ser justificada pela migração das ações dos criminosos para operações mais lucrativas como o roubo a carro forte, empresas de transporte de valores; redução na produção e venda de veículos; e a diminuição da venda de peças em desmanche, em decorrência da crise financeira e de forte fiscalização – por parte dos órgãos competentes – dos estabelecimentos não credenciados pelo governo.
O que chama atenção é o volume de furto: 58,9% mais praticado do que o roubo. “Acreditamos que este tipo de ocorrência atende a logística do desmanche, assim como é um crime com pena mais branda que o roubo”, analisa o Analista de Inteligência de Mercado do Grupo Tracker, Frederico Lanzoni.
Segundo o professor Erivaldo Costa Vieira, coordenador do DEPEC – FECAP (Departamento de Estudos e Pesquisas sobre a Economia do Crime da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), a crise econômica atingiu também a indústria do crime. “Observamos uma queda na demanda de peças e de partes de automóveis. Os dados da CET confirmam redução no volume circulação de veículos nos últimos meses e, por consequência, redução de ocorrências”. Ele faz ainda outra análise. “Quanto ao criminoso, esse não deixa suas práticas delituosas de um momento para o outro. Então, a queda no volume de roubos e de furtos deve ser percebido na migração para outros delitos, como já explicado, e pela mudança para outros estados”, conclui.
Automóveis
O Boletim Econômico Tracker-FECAP de abril traz um estudo detalhado das ocorrências que envolvem o segmento carros, com dados analisados até fevereiro de 2018. No ano passado, foram furtados 70.342 automóveis no Estado. Uma média de 5.861 por mês e 192 por dia. No mesmo período, foram registrados 43.202 boletins de ocorrência na modalidade roubo, ou seja, 3.600 por mês e 118por dia.
Notas:
1. Os valores apresentados por essa pesquisa são aproximados, não servem como valores absolutos, mas como valores estatísticos. Os dados foram extraídos do sistema de Registro Digital de Ocorrências (R.D.O.) que é a ferramenta de registro dos boletins de ocorrência nas delegacias de polícia.
2. Com relação ao sistema R.D.O. é importante esclarecer que sua implantação foi concretizada de modo gradual nas diversas unidades policiais do Estado, tendo sua abrangência alcançado todos os municípios apenas a partir do ano de 2010. Também deve ser destacado que as tabelas e campos de preenchimento deste sistema são objetos de constante aperfeiçoamento a fim de adaptar-se às alterações nas dinâmicas criminais observadas no Estado ou propiciar melhoria no atendimento do serviço policial.
3. O número total de boletins de ocorrências registrados sob uma natureza criminal não representa a estatística criminal do Estado ou de determinada área ou região. A estatística em São Paulo é contabilizada de acordo com os procedimentos estabelecidos pela Resolução SSP nº 160/01 de 08 de maio de 2001, que criou o Sistema Estadual de Coleta de Estatísticas Criminais e pode ser consultada através do endereço eletrônico www.ssp.sp.gov.br."
Sobre o Grupo Tracker
O Grupo Tracker pertence ao Tracker VSR Group, que está presente em 13 países. Possui a maior rede privada de antenas de radiofrequência (RF) da América Latina e é a maior empresa de rastreamento do Brasil. Em 17 anos de atividade, já recuperou mais de 46 mil veículos, evitando um prejuízo de cerca de R$ 4,2 bilhões.
Oferece produtos para os mercados Segurador, Transporte e Logística, Construção Civil e Agrícola, além de veículos de passeio. A tecnologia utilizada nos rastreadores do Grupo Tracker é a RF, considerada a melhor solução para roubo e furto e imune à ação de inibidores de sinais - jammers. Também oferece produtos baseados no GPS/GPRS e LBS, indicados para monitoramento e gestão de frotas.
A empresa é a fornecedora oficial de rastreadores para a BMW e tem parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), com quem divulga regularmente o Boletim Econômico Tracker-Fecap, com análises dos prejuízos que o roubo e furto de veículos trazem ao país.
www.grupotracker.com.br | https://twitter.com/GrupoTracker |https://www.facebook.com/grupotracker
Sobre a FECAP
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é reconhecida pela tradição na formação educacional e no ensino na área de negócios. Atualmente, dispõe de ensino médio (tradicional, técnico e bilíngue), graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e extensão, distribuídos nos campi de Pinheiros, Largo São Francisco e Liberdade.
Em 2017, ano em que completou 115 anos, com o resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo e, âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>