Utilizar ferramentas de análise comportamental aprimora a equipe, diz especialista
Texto sobre perfis comportamentais, uma ferramenta muito utilizada na avaliação dos funcionários nas empresas.
“Valorizar as especialidades dos funcionários, delegando tarefas que condizem com as facilidades traz uma pessoa menos frustrada e mais confiante no seu trabalho
Os perfis comportamentais estão sendo uma ferramenta muito utilizada na avaliação dos funcionários nas empresas. Essa análise observa o desempenho das pessoas (dos profissionais) diante de situações específicas, e utilizam os resultados para criar um ambiente favorável e desenvolver melhor as características pessoais e profissionais dos colaboradores.
O DISC é um dos perfis comportamentais mais utilizados do mundo, baseada em mais de 30 anos de pesquisa e presente em 90 países, feita para identificar talentos e contribuir para a construção de equipes de alta performance. Segundo a Coach especialista na ferramenta, Leila Arruda, identificar o perfil de um colaborador no ambiente de trabalho permite definir tarefas e criar uma equipe mais eficiente.
"Quando a empresa trata os funcionários de forma individual, respeitando seu perfil, suas facilidades e seu mindset, ela ganha mais credibilidade e confiança do funcionário fazendo com que ele se torne uma pessoa mais desenvolvida em sua área e mais eficiente dentro da sua própria especialidade", explica a coach.
Existem quatro perfis do DISC: Dominância, Influência, estabilidade e Conformidade. O teste, disponível em diversos sites gratuitos e pagos, gera uma estimativa de qual o profissional se adéqua. O quanto o colaborador tem de cada perfil mostra as áreas que ele se destaca melhor, o que torna mais fácil de aprimorar o potencial de cada um.
"Valorizar as especialidades dos funcionários, delegando tarefas que condizem com as facilidades traz uma pessoa menos frustrada e mais confiante no seu trabalho. A empresa ganha um funcionário que pode ser explorado ao máximo dentro da própria capacidade, balanceando com outros que possuem características diferentes para áreas diferentes", conta Leila.
Os perfis do DISC:
Dominância: pode sentir raiva com certa frequência e mostrar-se impaciente com regularidade. Em geral, caracteriza-se pela franqueza. Os indivíduos dominantes tendem a ser extrovertidos e orientados para tarefas. São bons líderes, focados em resolver problemas e gostam das coisas do jeito deles.
Influência: costuma ser percebido como confiante e otimista, mas às vezes pode ser desorganizado ou indireto demais. Os influenciadores tendem a ser extrovertidos e orientados para as pessoas. Gostam de falar, contam com habilidades para conduzir apresentações e reuniões.
Estabilidade: possui relação com o ritmo e a consistência. Tende a ser mais calmo e planejado, podendo às vezes ser possessiva ou indireta na comunicação, evitando confrontos. Indivíduos com alta Estabilidade são introvertidos e orientados para as pessoas. Solícitos e bons ouvintes e costumam ser bons também com o trabalho de equipe.
Conformidade: pode sentir-se preocupado com frequência e, em alguns momentos, ser muito crítico e direto. Introvertido, reservado e orientado para tarefas, profissionais com esse perfil são ideais para editar imagens, revisar textos e preparar apresentações.
Os profissionais de coaching orientam a aumentar os perfis que estão em falta e saber utilizar melhor das qualidades que estão integradas às equipes. Além disso, também orientam os líderes a trabalhar com cada um, trazendo profissionais mais satisfeitos e eficientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>