Fios ortodônticos robóticos reduzem em 30% o tempo de tratamento e elevam padrão estético nos consultórios
Novas tecnologias permitem tratamentos mais rápidos, precisos e personalizados, com menor custo e mais conforto para o paciente
Uma das queixas mais comuns nos consultórios dentários, de quem precisa usar aparelho fixo, é o tempo prolongado até alcançar o sorriso desejado. Mas esse cenário começa a mudar com o avanço da ortodontia digital. Estudos recentes apontam que o uso de fios ortodônticos dobrados por robôs pode reduzir em até 30% o tempo total de tratamento, sem comprometer a qualidade dos resultados
Os fios SureSmile, desenvolvidos pela Dentsply Sirona, fabricante mundial de produtos odontológicos, foram testados em pacientes que utilizaram a tecnologia, em comparação a tratamentos convencionais. Segundo a pesquisa publicada no The Angle Orthodontist, o tempo médio de tratamento caiu de 32 para 22,7 meses, uma diferença estatisticamente significativa. Os fios dobrados roboticamente são compatíveis com a maioria dos brackets e adequados para qualquer classe ou tipo de caso — classes I, II, III, mordidas profundas, mordidas, abertas, mordidas cruzadas e casos cirúrgicos interdisciplinares. Eles oferecem resultados mensuráveis com acabamentos avaliados pelo American Board of Orthodontics (ABO), garantindo qualidade consistente nos resultados.
Menos consultas, mais precisão
Além de encurtar o tratamento, a tecnologia reduziu o número médio de consultas de 19 para 15, um ganho que impacta tanto o paciente quanto o dentista. “Os fios dobrados roboticamente unem o planejamento digital e a fabricação de precisão, otimizando o tempo de cada etapa”, explica Jill Uhryniak, vice-presidente de Ortodontia da Dentsply Sirona.
O ortodontista norte-americano Dr. Ed Lin afirma que a integração do planejamento digital com a precisão robótica é uma verdadeira mudança de paradigma. “O método oferece controle total sobre o processo e elimina parte do trabalho manual, como dobragens demoradas ou reposicionamento de brackets, permitindo que o profissional se concentre na experiência do paciente, gerando fluxos de trabalho aprimorados, maior controle do tratamento e benefícios significativos tanto para a prática quanto para o paciente". Os fios SureSmile dobrados roboticamente oferecem uma alternativa convincente com resultados documentados, facilitando a conclusão dos tratamentos dos pacientes com menos consultas e tempos de tratamento mais curtos, sem comprometer a qualidade do tratamento.
Especialistas destacam que o impacto vai além do ganho de tempo. O planejamento digital permite personalizar cada caso, oferecendo resultados mais previsíveis e esteticamente superiores. Para o paciente, isso se traduz em menos desconforto, menos idas ao consultório e maior satisfação com o sorriso final. Os novos fios inteligentes se adaptam às necessidades de cada arcada dentária, corrigindo o alinhamento com mais eficiência e precisão. Além disso, o tratamento mais rápido pode reduzir custos indiretos, como deslocamentos e dias de trabalho perdidos, tornando a ortodontia de alta performance mais acessível, além de oferecer a possibilidade de aproveitamento das ferramentas de diagnóstico, realização simulações para casos cirúrgicos ou restauradores, e o acesso ao suporte especializado de planejamento de tratamento através do laboratório digital SureSmile.
A novidade faz parte de uma tendência que vem transformando os consultórios, a ortodontia digital. Plataformas integradas permitem ao profissional fazer diagnósticos virtuais, simulações de resultados e até produzir fios e alinhadores personalizados com base em escaneamentos 3D.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>