SEGS Portal Nacional

Saúde

Asma e rinite em crianças: como identificar e controlar crises com a chegada da primavera

  • Segunda, 22 Setembro 2025 18:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência VFR
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

imagem Freepik

Especialista orienta como diferenciar e evitar casos mais graves durante a estação das flores, que costuma intensificar os sintomas

A Primavera está chegando, e com ela, as crianças ficam mais vulneráveis ao aumento dos sintomas de asma e rinite. Mas afinal, como identificá-las e diferenciá-las para adequar o tratamento ideal? Especialista dá dicas sobre como lidar com elas.

Segundo o pediatra Pedro Trava do Hospital e Maternidade São Luiz Osasco, as principais diferenças entre as duas doenças respiratórias são os locais dos sintomas.

“A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge pulmões e brônquios causando chiado no peito, tosse, falta de ar e sensação de aperto no peito, diferentemente da rinite alérgica, que é uma inflamação da mucosa do nariz, causando coriza, espirros, nariz entupido e coceira”.

O especialista ainda informa que os casos pediátricos são intensificados na primavera por diversos fatores, incluindo a incidência de pólen, poluição no ar e variações nas temperaturas, além de ressaltar que em muitos casos, a rinite e a asma andam juntas.

Abaixo saiba as principais características da asma e da rinite alérgica:

Asma: pode apresentar como sintomas chiado no peito, tosse seca (principalmente no período da noite), falta de ar, cansaço ao brincar ou fazer esforço físico. A principal recomendação em casos assim é de entrar em contato com um médico especialista em busca do tratamento ideal, podendo ser preventivo.

Rinite: é uma inflamação da mucosa do nariz, geralmente causada por alergia, com sintomas como espirros, coriza, nariz entupido e coceira, se diferenciando de resfriados quanto à duração que pode variar de acordo com o contato com o Alérgeno, cor da coriza e a presença, ou não, de febre baixa.

Em caso de crise, os responsáveis devem acompanhar a evolução do tratamento durante todo o seu decorrer e se atentar à prescrição do pediatra ou alergista, sendo em caso imediato se a criança apresentar dificuldade de respirar intensa, lábios ou unhas arroxeados, tosse intensa e sem melhora e crises de falta de ar frequentes.

“É importante reforçar que a asma é uma doença séria e que se não tratada da maneira correta com um pediatra ou pneumopediatra, pode acarretar em internação hospitalar.” reafirma o especialista.

Como evitar crises de asma e rinite

Segundo Pedro, algumas medidas podem ser tomadas no dia a dia em busca de evitar crises recorrentes dessas doenças respiratórias:

- Manter o quarto arejado, sem acúmulo de poeira, cortinas pesadas ou bichos de pelúcia;
- Lavar roupas de cama semanalmente com água quente;
- Evitar tapetes e carpetes;
- Usar aspirador de pó com filtro adequado;
- Não fumar dentro de casa;
- Incentivar atividade física regular, pois fortalece o sistema respiratório;
- Controlar o uso de sprays e perfumes fortes perto da criança.

O médico lembra ainda que, no caso da asma, o uso em excesso de bronco dilatadores pode “mascarar a gravidade da doença e causar efeitos colaterais, como taquicardia”, por isso, é preciso cuidado na utilização.

"O tratamento, em ambos os casos, deve seguir as orientações dos especialistas, podendo ser um tratamento durante a crise, ou preventivo, sendo necessário acompanhamento regular", conclui o pediatra do São Luiz Osasco.

A unidade da Rede D’Or, localizada na região metropolitana de São Paulo, conta a maior e mais completa estrutura hospitalar da cidade e uma linha de cuidado pediátrico de referência, com corpo clínico especializado, equipe multidisciplinar, exames de alta complexidade e UTI pediátrica.

Sobre a Rede D’Or

Maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil, com presença em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Rede D’Or tem foco em atendimento humanizado, qualificação da equipe, adoção de novas tecnologias, sendo referência em gestão hospitalar e na prestação de serviços médicos.

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or conta com 79 hospitais, 55 clínicas oncológicas, serviços complementares, e investe em inovação e pesquisa clínica, por meio do IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 24, 2026 Saúde

Alimentação saudável na escola ganha força com…

Fev 24, 2026 Saúde

Embolia pulmonar exige diagnóstico imediato

Fev 24, 2026 Saúde

Não é gordura localizada nem celulite: entenda o que é…

Fev 23, 2026 Saúde

Como evitar lesões nos esportes de areia

Fev 23, 2026 Saúde

Fevereiro Laranja reforça alerta: Brasil deve registrar…

Fev 23, 2026 Saúde

Ressonância magnética: três cuidados que fazem a…

Fev 20, 2026 Saúde

Cansaço persistente, infecções frequentes e ínguas:…

Fev 20, 2026 Saúde

Pós-Carnaval sem sofrimento: dicas para cuidar da…

Fev 20, 2026 Saúde

Verão e saúde da pele: dicas para evitar micoses,…

Fev 19, 2026 Saúde

Detox pós-Carnaval: o que realmente ajuda o corpo a se…

Fev 19, 2026 Saúde

Cirurgia robótica no RS: levantamento mostra avanço no…

Fev 19, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras ampliam atenção com pele e cabelo

Fev 18, 2026 Saúde

Imunidade pós-festas: como a alimentação pode ajudar o…

Fev 18, 2026 Saúde

Quarta-feira de Cinzas: consumo de peixe cresce 8,2% e…

Fev 18, 2026 Saúde

Após folia, médica orienta como reequilibrar o…

Fev 13, 2026 Saúde

Beber muita água é o passo certo para evitar a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version