SEGS Portal Nacional

Saúde

Desenvolvimento do paladar infantil: primeiros alimentos moldam hábitos e saúde para a vida toda

  • Segunda, 25 Agosto 2025 18:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Henrique Pinto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialistas alertam que a introdução alimentar influencia preferências futuras e prevenção de doenças; escolha de produtos de qualidade é essencial

Com o mercado de orgânicos em forte expansão no Brasil, produtos voltados à primeira infância ganham cada vez mais espaço. Entre eles, opções 100% orgânicas e livres de conservantes vêm atraindo pais que buscam unir praticidade e saúde na alimentação dos filhos. A escolha desses primeiros alimentos, apontam especialistas, é decisiva para a formação do paladar infantil e pode ter impacto direto na saúde ao longo da vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que investir na qualidade e diversidade dos primeiros alimentos não é apenas uma escolha individual, mas também uma medida de prevenção em saúde pública. Formar um paladar saudável na infância significa plantar as bases para uma vida com mais bem-estar e menos riscos de doenças crônicas.

Para a nutricionista Dra. Giovanna Morais, a diversidade alimentar desde cedo é determinante. “O contato com diferentes alimentos, especialmente frutas, legumes e verduras, amplia a aceitação e reduz o risco de seletividade alimentar. É um investimento no futuro, pois uma criança que aprende a gostar de comida de verdade tem mais chances de manter hábitos saudáveis na vida adulta”, afirma.

Um estudo publicado pela Revista de Saúde Pública da USP mostra que a exposição a diferentes sabores e texturas, especialmente durante os dois primeiros anos, contribui para ampliar o repertório alimentar, reduzir a seletividade e prevenir doenças crônicas. Segundo o Ministério da Saúde, a introdução de alimentos in natura e minimamente processados desde cedo está associada a uma maior aceitação de frutas, legumes e verduras na vida adulta.

A introdução alimentar, que tem início a partir dos seis meses de idade, não substitui o leite materno ou fórmula. A amamentação, inclusive, é recomendada até os dois anos de vida ou mais. O processo serve para introduzir novos alimentos que complementam a carga nutricional diária da criança e, ao mesmo tempo, estimular um aprendizado sensorial — quando ela começa a reconhecer aromas, temperaturas, texturas e cores. Um estudo publicado no Jornal da Academia de Nutrição e Dietética aponta que hábitos alimentares formados na primeira infância tendem a se manter por toda a vida.

Esse cuidado precisa vir não apenas das famílias, mas também das empresas que desenvolvem produtos para essa faixa etária. É nesse contexto que surgem iniciativas como o Natuzinho, linha de papinhas 100% orgânicas da Brasgroup, elaboradas sem conservantes ou aditivos artificiais. “Sabemos que os pais buscam praticidade, mas não abrem mão de segurança e nutrição. Nosso compromisso é entregar um produto que respeite a saúde dos pequenos e preserve o sabor natural dos ingredientes”, reforça Vivian Moas, sócia da Brasgroup.

Para os pais, especialistas recomendam priorizar frutas, hortaliças, grãos e proteínas de boa qualidade, evitando sal, açúcar e temperos industrializados. Também é indicado oferecer os mesmos alimentos de diferentes formas — cozidos, amassados, em pedaços — para estimular a aceitação. A paciência é fundamental: pode ser necessário oferecer um mesmo alimento várias vezes até que a criança o aceite.

Vivian destaca que unir saúde e praticidade é possível: “O Natuzinho chega como mais uma opção para as famílias que querem oferecer uma alimentação saudável e segura, mas que também precisam de praticidade no dia a dia. Conseguimos unir conveniência com ingredientes selecionados e orgânicos, que respeitam o desenvolvimento do paladar infantil”, finaliza a executiva.

O desenvolvimento do paladar infantil é um tema que une ciência, saúde pública e responsabilidade social. À medida que cresce a oferta de produtos de qualidade no mercado, famílias e empresas têm a oportunidade de trabalhar juntas para garantir que as novas gerações cresçam mais saudáveis e com hábitos alimentares sólidos.

Sobre a Brasgroup

Com mais de 25 anos de experiência, a Brasgroup é referência no desenvolvimento de produtos voltados ao cuidado com bebês, crianças e pets. Detentora das marcas Clingo, Germanhart e da linha de alimentos infantis Natuzinho, a empresa une inovação, segurança e praticidade para proporcionar bem-estar em todas as fases da vida. Com sede em São Paulo e centro de distribuição próprio em Santa Catarina, a Brasgroup reforça seu compromisso com a qualidade, o afeto e o conforto no dia a dia das famílias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Jan 19, 2026 Saúde

Janeiro Branco: 7 ações fundamentais para fortalecer a…

Jan 19, 2026 Saúde

Emagrecimento à distância: por que o acompanhamento…

Jan 19, 2026 Saúde

Tumores Do Aparelho Digestivo Avança No Brasil E…

Jan 16, 2026 Saúde

Alimentação infantil na praia: o que levar, o que…

Jan 16, 2026 Saúde

Vai começar a praticar um esporte? Check-up ajuda a…

Jan 16, 2026 Saúde

Como a menopausa reage às mudanças da rotina nas férias

Jan 15, 2026 Saúde

Intoxicações alimentares em viagens crescem 48,6% em…

Jan 15, 2026 Saúde

Pré-Carnaval acende alerta para prevenção de infecções…

Jan 15, 2026 Saúde

Vinagre de maçã se destaca como aliado no cuidado de…

Jan 14, 2026 Saúde

4 cuidados essenciais para proteger a pele no verão

Jan 14, 2026 Saúde

Hérnia Inguinal: O Abaulamento Discreto Que Pode Virar…

Jan 14, 2026 Saúde

Calor intenso aumenta casos de sangramento nasal, mas…

Jan 13, 2026 Saúde

A sua casa está te causando alergias?

Jan 13, 2026 Saúde

Abscessos: O Alerta Doloroso do Corpo Que Não Deve Ser…

Jan 13, 2026 Saúde

Tecnologia respiratória avança e reforça o uso correto…

Jan 12, 2026 Saúde

Check-up de início de ano: por que o volume de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version