SEGS Portal Nacional

Saúde

O papel dos testes genéticos antes da FIV: o que vale a pena considerar?

  • Terça, 12 Agosto 2025 18:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MARILUCIA HOOGENDOORN
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O papel dos testes genéticos antes da FIV: o que vale a pena considerar? Exames da linha Bioma Precision ajudam médicos e pacientes a personalizar o tratamento e aumentar as chances de sucesso na fertilização in vitro A fertilização in vitro (FIV) é uma alternativa cada vez mais comum para mulheres que enfrentam dificuldades para engravidar. No entanto, o sucesso do procedimento depende de uma série de fatores – muitos deles invisíveis aos exames tradicionais. Com base na medicina de precisão, uma nova geração de testes genéticos permite investigar com maior profundidade as causas da infertilidade e personalizar o tratamento de forma mais assertiva. É o que propõe a linha Bioma Precision, da healthtech brasileira Bioma Genetics. Os exames analisam desde a compatibilidade genética entre o casal até a receptividade do endométrio, passando por riscos de trombofilias hereditárias e alterações genéticas que podem impactar diretamente a implantação do embrião e o desenvolvimento da gestação. “Nem sempre a dificuldade está no embrião ou nos hormônios. Muitas vezes, fatores genéticos silenciosos interferem no sucesso da FIV. Os testes genéticos ajudam a avaliar essas variáveis e recomendar condutas individualizadas”, explica Rafael Malagoli, CEO da Bioma Genetics e professor do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Os exames da linha Bioma Precision incluem testes que: - Avaliam a compatibilidade genética entre os parceiros, identificando o risco de doenças genéticas hereditárias que podem ser transmitidas ao embrião. - Analisam a janela de implantação e a receptividade endometrial, contribuindo para definir o momento ideal para a transferência embrionária. - Investigam variantes genéticas associadas à falha de implantação e perdas gestacionais recorrentes. - Auxiliam na escolha do melhor embrião a ser implantado a partir da avaliação genética para verificar a presença ou não de alterações (exame PGT). - Avaliam o DNA do bebê a partir de coleta do sangue da mãe, para auxiliar no diagnóstico genético de diversas síndromes a partir da 8ª semana de gestação (exame NIPT) Além de oferecer suporte técnico aos especialistas em reprodução assistida, os exames também ajudam os casais a entender melhor suas chances reais e a lidar de forma mais consciente com as etapas da FIV. “Nosso objetivo é colocar a ciência a serviço da jornada da fertilidade, oferecendo mais previsibilidade, segurança e acolhimento nesse processo tão sensível”, complementa Malagoli. Sobre a Bioma Genetics Bioma Genetics é uma empresa pioneira na prestação de serviços de sequenciamento de microbioma humano no Brasil e na interpretação de seus resultados clínicos. Acreditamos na medicina personalizada, auxiliada por diagnósticos genéticos do microbioma de cada indivíduo, oferecidos a custo acessível, com grande precisão e no menor prazo possível.

 Exames da linha Bioma Precision ajudam médicos e pacientes a personalizar o tratamento e aumentar as chances de sucesso na fertilização in vitro

A fertilização in vitro (FIV) é uma alternativa cada vez mais comum para mulheres que enfrentam dificuldades para engravidar. No entanto, o sucesso do procedimento depende de uma série de fatores – muitos deles invisíveis aos exames tradicionais. Com base na medicina de precisão, uma nova geração de testes genéticos permite investigar com maior profundidade as causas da infertilidade e personalizar o tratamento de forma mais assertiva.

É o que propõe a linha Bioma Precision, da healthtech brasileira Bioma Genetics. Os exames analisam desde a compatibilidade genética entre o casal até a receptividade do endométrio, passando por riscos de trombofilias hereditárias e alterações genéticas que podem impactar diretamente a implantação do embrião e o desenvolvimento da gestação.

“Nem sempre a dificuldade está no embrião ou nos hormônios. Muitas vezes, fatores genéticos silenciosos interferem no sucesso da FIV. Os testes genéticos ajudam a avaliar essas variáveis e recomendar condutas individualizadas”, explica Rafael Malagoli, CEO da Bioma Genetics e professor do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Os exames da linha Bioma Precision incluem testes que:

- Avaliam a compatibilidade genética entre os parceiros, identificando o risco de doenças genéticas hereditárias que podem ser transmitidas ao embrião.
- Analisam a janela de implantação e a receptividade endometrial, contribuindo para definir o momento ideal para a transferência embrionária.
- Investigam variantes genéticas associadas à falha de implantação e perdas gestacionais recorrentes.
- Auxiliam na escolha do melhor embrião a ser implantado a partir da avaliação genética para verificar a presença ou não de alterações (exame PGT).
- Avaliam o DNA do bebê a partir de coleta do sangue da mãe, para auxiliar no diagnóstico genético de diversas síndromes a partir da 8ª semana de gestação (exame NIPT)

Além de oferecer suporte técnico aos especialistas em reprodução assistida, os exames também ajudam os casais a entender melhor suas chances reais e a lidar de forma mais consciente com as etapas da FIV.

“Nosso objetivo é colocar a ciência a serviço da jornada da fertilidade, oferecendo mais previsibilidade, segurança e acolhimento nesse processo tão sensível”, complementa Malagoli.

Sobre a Bioma Genetics

Bioma Genetics é uma empresa pioneira na prestação de serviços de sequenciamento de microbioma humano no Brasil e na interpretação de seus resultados clínicos. Acreditamos na medicina personalizada, auxiliada por diagnósticos genéticos do microbioma de cada indivíduo, oferecidos a custo acessível, com grande precisão e no menor prazo possível. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Nov 28, 2025 Saúde

Saúde masculina além do Novembro Azul: como os…

Nov 27, 2025 Saúde

Cirurgia sem cortes: tecnologia de hemodinâmica…

Nov 27, 2025 Saúde

Onda coreana traz novo protocolo de skincare para os…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version