SEGS Portal Nacional

Saúde

Março Lilás - Professora da Faseh responde as principais dúvidas sobre câncer de colo de útero

  • Sexta, 01 Março 2024 18:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana d'Anunciação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

front-view-woman-holding-reproductive-system - Freepik

Luciana Latorre é coordenadora adjunta do curso de Medicina da instituição

Março é um período especial de atenção à saúde da mulher, com a realização da campanha Março Lilás. A iniciativa visa a conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

Com o objetivo contribuir e ajudar no enfrentamento da doença, Luciana Latorre Galves Oliveira, coordenadora adjunta do curso de Medicina da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) - integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país - responde às principais dúvidas sobre o tema.

Você sabia que o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer de maior incidência entre mulheres no Brasil?

Ainda que o sistema de saúde brasileiro tenha evoluído, melhorando o acesso e o uso de novas tecnologias em saúde, infelizmente, no Brasil, o câncer do colo do útero ainda é o terceiro tipo de tumor maligno mais incidente entre mulheres, desconsiderando o câncer de pele não melanoma. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer – INCA é de que entre 2023-2025 ocorram 17.010 casos novos, ou seja, cerca de 15 a cada 100 mil mulheres.

Os estudos apontam ainda que aproximadamente 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. E essa porcentagem pode ser ainda maior em homens. Entre 25% e 50% da população feminina mundial e 50% da masculina esteja infectada pelo HPV. Porém, a maioria das infecções é combatida espontaneamente pelo nosso sistema imune.

Você sabia que pode prevenir o câncer de útero utilizando preservativo durante relação sexual?

Um dos maiores precursores do câncer de colo do útero é o vírus do HPV - Papilomavirus humano, que é transmitido, principalmente, por relação sexual desprotegida.

O uso do preservativo consegue garantir uma proteção importante, mas não total, pois ainda é possível ter o contágio pelo HPV através do contato da pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal. Por isso, outras formas de prevenir este tipo de câncer são vacinar os adolescentes de 9 a 14 anos contra HPV e manter a regularidade do exame de preventivo/Papanicolau para as mulheres que já iniciaram vida sexual.

Você sabia que fazendo o exame Papanicolau regularmente consegue evitar e até tratar o câncer de útero?

Se todas as mulheres realizassem o Papanicolau (exame citológico) de forma correta, as mortes por câncer de colo de útero poderiam ser praticamente eliminadas, isto porque seria possível iniciar o tratamento em tempo hábil de uma possível cura. O Exame é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente e indolor. O Protocolo do Ministério da Saúde recomenda que todas as mulheres de 25 a 64 anos realizem o exame regularmente. Mas é muito importante reforçarmos que todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual procurem o atendimento médico para exames e orientações.

Você sabia que é possível fazer o tratamento do câncer de útero pelo SUS?

Tanto o diagnóstico como o tratamento são realizados gratuitamente pelo SUS, com prioridade nas possíveis filas de espera. O tratamento é definido mediante diagnóstico das lesões e o grau de evolução, e tem utilizado tecnologias de ponta. O acesso ao tratamento tem sido facilitado para diminuir a ansiedade das mulheres e as mortes. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para agendar o exame Preventivo/Papanicolau e ter o seu acompanhamento.

Você sabia que existe uma vacina que previne o câncer de útero?

Se vacinar contra o HPV é uma das medidas mais eficazes para se proteger contra o HPV, e logo, contra o câncer de útero. O Brasil, por meio do SUS, disponibiliza a vacina contra o vírus HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias); homens e mulheres transplantados; pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual. As vacinas contra o HPV já estão disponíveis nos postos de saúde, de forma gratuita, sendo ministradas em duas doses.

O objetivo da vacinação da população masculina é prevenir os cânceres de pênis, as lesões ano-genitais pré-cancerosas e as verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receberem a vacina, os homens colaboram com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também casos de cânceres, boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version