SEGS Portal Nacional

Saúde

Saúde masculina e os avanços no tratamento do câncer de próstata

  • Quarta, 17 Novembro 2021 10:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Veronez
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Todos os anos, campanhas de conscientização são realizadas sobre a importância da prevenção e detecção deste tipo de tumor – que tem uma incidência maior nos homens (excetuando-se o câncer de pele não-melanoma) e a segunda maior causa de morte oncológica no sexo masculino, a fim de minimizar os efeitos e impactos, trazendo mais conhecimento e incentivo para que o homem se cuide e procure o diagnóstico precoce.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam, para este ano, mais de 65.000 novos casos. Cerca de 25% dos portadores de câncer de próstata ainda morrem devido à doença o que equivale a 16.000 mortes por ano ou uma morte a cada 35 minutos.

Apesar de tratar-se de uma doença grave, cerca de 90% dos casos podem ser curados, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. Ele pode se manifestar com graus diferentes de malignidade. Pacientes diagnosticados com a doença na fase inicial, com características de pouca agressividade e que reúnam dados favoráveis podem ser orientados a realizar um acompanhamento evolutivo do câncer sem a necessidade de tratamentos mais invasivos.

Esta observação denominada espera vigilante ou vigilância ativa, deve ser rigorosamente monitorada por meio de exames periódicos que indiquem se a doença não está evoluindo de forma desfavorável. A adoção da vigilância ativa nesta população específica poupa os pacientes dos riscos de sequelas que podem ocorrer com a cirurgia e a radioterapia. Quando o grau de agressividade é maior ou a doença está mais avançada estão indicados tratamentos mais radicais como a remoção cirúrgica da glândula, a quimioterapia, a hormonioterapia e a radioterapia.

Novas formas de tratamento têm surgido nos últimos anos

As terapias focais e a imunoterapia, ampliando a possibilidade de tratar os pacientes de uma forma mais individualizada. A cirurgia e a radioterapia continuam a ser tratamentos eficazes para homens com câncer mais significativo e sem sinais de disseminação da doença. A remoção cirúrgica da glândula sofreu um grande avanço com a introdução das técnicas menos invasivas como a laparoscopia e a prostatectomia radical robótica.

Esses procedimentos resultam em uma hospitalização mais curta e recuperação clínica mais rápida dos pacientes. Complicações pós-operatórias e sequelas como incontinência urinária e disfunção erétil tem sido menores quando os pacientes são operados com essas técnicas.

A radioterapia também passou por avanços tecnológicos com a introdução de softwares computadorizados que permitem que os feixes de radiação sejam direcionados com maior precisão, reduzindo a agressão para os órgãos adjacentes como a bexiga e o intestino.

Desta forma doses mais elevadas de radiação podem ser administradas à próstata resultando em um melhor controle do câncer. Com a intenção de reduzir as complicações relacionadas aos procedimentos mais agressivos, o tratamento focal dos tumores com crioterapia, ultrassom de alta intensidade (HiFu), ablação a laser, braquiterapia e outras formas de energia tem sido cada vez mais utilizadas no controle da doença.

Também nos últimos anos grandes avanços foram incorporados ao tratamento dos pacientes em que o câncer já extrapolou os limites da glândula acometendo os ossos e outros órgãos. A quimioterapia com a medicação docetaxel e as novas drogas orais como a abiraterona e a enzalutamida mostraram-se eficazes em retardar a progressão da doença e melhoraram a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes.

A terapia multimodal, a imunoterapia e a medicina de precisão podem surgir como avanços futuros na abordagem da doença permitindo que os médicos possam direcionar o tratamento de forma individualizada, respeitando a preferência do paciente.

Dr. Geraldo Faria, é presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Membro Internacional da AUA - American Urological Association e da EAU - European Association of Urology.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version