Trigo, fonte de glúten, não faz mal à saúde
No Dia do Trigo, nutricionista da Anhanguera desmitifica questões que assombram o ingrediente
Do pãozinho no café-da-manhã à macarronada do jantar, o trigo tem presença garantida na mesa de brasileiros e é a principal fonte de carboidratos da alimentação no País. Mesmo assim, o ingrediente sofre com a fama de vilão da vida saudável e entra em pauta em discussões no Dia do Trigo, comemorado em 10 de novembro.
Como explica a professora Bruna Muratti Ferraz de Oliveira, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, o trigo não faz uma pessoa engordar, assim como qualquer alimento de forma isolada, e adicioná-lo a dieta não é danoso à saúde. "Tudo que devemos fazer é consumi-lo de forma moderada e consciente", afirma a especialista.
"O grande problema está no consumo exagerado de comidas industrializadas, ricas em açúcares, gorduras e sódio e que, muitas vezes, levam farinha branca e refinada na receita. Ou seja, a composição desses alimentos, considerados ultraprocessados, não favorece um equilíbrio nutricional e está associada ao desenvolvimento de obesidade e outras doenças crônicas", alerta.
Em seu modo refinado, o alimento é descascado e concentra apenas o amido do grão, sem o farelo e o gérmen (partes nobres e ricas em minerais, vitaminas e fibras). Esse processo, feito para deixar o cereal mais branco, compromete sua qualidade nutricional e empobrece o trigo.
Encontrado na forma integral, com a moagem do grão inteiro e com suas partes e nutrientes preservados, o trigo pode compor uma alimentação saudável e só deve ser restringido da dieta de pessoas celíacas, intolerantes ou com alergia ao glúten, com orientação e acompanhamento médico e nutricional.
A professora explica ainda que o ingrediente, quando completamente integral, concentra fibras, as vitaminas A, E, B1 e B6, minerais como ferro, zinco, complexo B, fósforo, ácido fólico e antioxidantes. "De modo geral, os cereais integrais favorecem e reduzem os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer e de doenças cardiometabólicas", explica. "O segredo é balancear e variar sua alimentação, assim não existem vilões", avalia Bruna.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.
Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>