SEGS Portal Nacional

Saúde

Causadora de AVC, fibrilação atrial é uma das maiores causas de morte no mundo

  • Sexta, 05 Novembro 2021 07:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Marques
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com estima-se que esse tipo de arritmia cardíaca atinge entre 5% e 10% dos brasileiros e pelo menos 2,5% da população

Em 2021, o foco do Dia Mundial de Combate ao AVC, dia 29 de outubro, está no reconhecimento rápido dos sintomas de um acidente vascular cerebral e na resposta imediata para minimizar os efeitos e garantir a vida do paciente. Nesse contexto, a cardiologista Juliana Coragem, membro da Singulari Medical Team, chama atenção para problemas que elevam o risco, como é o caso da fibrilação atrial.

De acordo com a Sociedade Brasileira Arritmias Cardíacas (Sobrac), esse tipo de arritmia é a segunda maior causa de mortes no mundo, afetando pelo menos 2,5% da população. Já no Brasil, estima-se que entre 5% e 10% dos brasileiros serão atingidos pelo problema ao longo da vida.

Fibrilação atrial e AVC

De fato, a cardiologista explica que a fibrilação atrial é a arritmia mais frequente e é muito comum em idosos. Segundo a especialista, seu diagnóstico é feito com base na documentação por eletrocardiograma com traçado demonstrando o ritmo de fibrilação. “Ela é uma desregulação no ritmo cardíaco muito associada a um aumento substancial na morbimortalidade dos pacientes”, ressalta.

Um dos pontos que aumenta a preocupação com relação à fibrilação atrial e o risco elevado de AVC é o fato de que ela é considerada pelos médicos como um problema multifatorial, ou seja, com diversas patologias e causas envolvidas em sua gênese.

“Doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, doença valvar, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apneia do sono, obesidade, tabagismo, consumo de álcool e até atividade física intensa em excesso são exemplos de gatilhos que podem desencadear a fibrilação atrial”, lista Juliana.

Quem deve ficar atento?

Como reforça a cardiologista, os idosos integram o principal grupo de risco com risco elevado de desenvolver a fibrilação atrial. Contudo, as probabilidades são ainda mais altas quando combinadas a comorbidades como as já citadas.

Por isso, de volta à busca por mais agilidade na resposta e prevenção ao AVC, a médica explica que o perigo dessa arritmia cardíaca está na alteração da contração atrial, que não ocorre da maneira habitual, correta. “Isso acaba formando o trombo, que são coágulos dentro do átrio esquerdo. Se esse trombo se solta, o paciente pode desenvolver eventos embólicos como o AVC”, esclarece.

Prevenindo o AVC nesse casos

De acordo com a médica cardiologista, a prevenção do AVC nos pacientes com fibrilação atrial deve ser feita por meio da anticoagulação, com o uso de medicação específica. Além disso, o tratamento pode ser feito com o controle do ritmo ou da frequência cardíaca, por isso o acompanhamento é obrigatoriamente individualizado, feito caso a caso. “O melhor tratamento para cada paciente depende da causa da fibrilação atrial”, completa.

Por fim, Juliana Coragem destaca também que é possível prevenir a fibrilação mesmo com o avanço da idade. Para isso, é fundamental adotar medidas e hábitos de vida saudáveis. “Se o paciente tiver alguma patologia como hipertensão ou diabetes, ele deve tratá-la adequadamente para evitar consequências ou complicações dessas comorbidades”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version