SEGS Portal Nacional

Saúde

Exames de mamografia caíram 84% em 2020, aponta estudo

  • Segunda, 18 Outubro 2021 09:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carina Carboni Sant'Ana
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Rotina alterada pela pandemia levou mulheres a não realizarem o exame preventivo que detecta o câncer de mama em estágio inicial. Decisão pode acarretar aumento em diagnósticos tardios

Todos os anos a importância da realização de exames preventivos, para o cuidado da saúde da mulher, é reforçada através da campanha “Outubro Rosa”. Neste contexto, a mamografia, indicada para a identificação precoce do câncer de mama, é considerada o exame mais eficaz para o diagnóstico da doença.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), só em 2021, já foram registrados 66.280 novos casos e mais de 18 mil mortes devido ao câncer de mama no Brasil. A doença apresentou um crescimento de 29,7% no último ano, com um risco estimado em 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Mas o número de casos de câncer de mama no Brasil pode ser ainda maior que o registrado, já que o cenário pandêmico levou muitas mulheres a não realizarem os seus exames de rotina. Um estudo, publicado pelo Instituto Oncoguia no mês de abril, mostrou que o volume de mamografias reduziu 84% em 2020, em comparação ao ano anterior.

“O receio é que a falta da realização do exame leve ao diagnóstico tardio, quando a doença é descoberta num estágio mais avançado e com menos opções de tratamento”, observa o médico radiologista Dr. Gustavo Piacenti, que atua como responsável técnico no Centro de Imagem 2, do Hospital Jaraguá.

Tecnologia é aliada na detecção precoce do câncer de mama

“A mamografia continua sendo o exame mais eficaz para a identificação precoce do câncer de mama. É um exame extremamente seguro. As mulheres que possuem alteração na tireóide, inclusive, podem realizar a sua mamografia sem medo. Já existe no mercado mamógrafo que emite 50% menos radiação que os aparelhos convencionais”, conta Rose Catarina Corezzolla, gerente do Centro de Imagem.

A dor, que algumas mulheres sentem durante a compressão das mamas, é um fator que impede muitas delas de realizarem a mamografia. Rose afirma que algumas pacientes relatam sentir desconforto durante a execução do exame. No entanto, alerta que já existem no mercado equipamentos que permitem que a própria mulher escolha o nível de compressão que poderá ser exercido sobre esta parte do seu corpo.

“A paciente recebe o controle remoto e vai regulando, aos poucos, o volume da pressão que será exercida durante o exame. Além disso, outro fator que contribuiu muito para o conforto das mulheres, é o design anatômico apresentado pelos equipamentos mais modernos”, observa Rose Catarina.

Há mais de 30 anos atuando na área de diagnósticos, a profissional reforça a importância das mulheres ficarem atentas ao aparecimento de nódulos e caroços nos seios durante a realização do autoexame. Mas explica que este cuidado não dispensa a realização dos exames preventivos, que devem ser realizados conforme as faixas etárias recomendadas e orientação médica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version