SEGS Portal Nacional

Saúde

Pró-Saúde apresenta Classe Hospitalar do Oncológico Infantil em evento nacional

  • Segunda, 18 Outubro 2021 09:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação – Pró-Saúde
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pela primeira vez, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde em Belém, apresentará a experiência desenvolvida pela Classe Hospitalar Prof. Roberto França, no 11º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar. O evento, realizado de modo remoto, acontece entre os dias 15 e 17 de outubro.

As Classes Hospitalares foram criadas para assegurar às crianças e adolescentes, a continuidade das atividades escolares durante o processo de internação hospitalar, possibilitando um enfrentamento menos traumático e minimizando os prejuízos no retorno às atividades convencionais após a alta.

Quem organiza o evento é o Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão (GIEI), uma rede de cooperação internacional formada por pesquisadores associados em atividades de acessibilidade e inclusão. O tema do encontro deste ano é “Campo interdisciplinar do atendimento educacional em classe hospitalar e domiciliar: políticas, formação e práticas”.

No dia 17 de outubro, a administradora Alba Muniz, diretora Hospitalar da Pró-Saúde, integrará a Mesa-Redonda VI, que discutirá sobre interdisciplinaridade com o trabalho desenvolvido em brinquedotecas e classe hospitalar.

O case apresentado por Alba será da Classe Hospitalar do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, referência em oncologia pediátrica no Norte do país. Ela destaca sua expectativa em relação à participação no evento. “Será mais uma excelente oportunidade de compartilhar a experiência do Oncológico Infantil em âmbito nacional, pois, em seis anos, partindo do zero, muito foi feito pelas crianças do Estado do Pará, não só no aspecto de tratamento contra o câncer mas também com ações educativas”, observou.

Alba Muniz, que esteve à frente do Oncológico Infantil no período entre 2015 e 2020, afirma que foram diversas ações desenvolvidas para proporcionar um cuidado com o paciente no sentido amplo. “Ao longo dos seis anos do hospital foram criadas diversas oportunidades para desenvolver o potencial humano do pequeno cidadão assistido na instituição, entre elas o acesso e a manutenção do acompanhamento escolar curricular oficial”, afirmou.

De acordo com a diretora, o projeto da Classe Hospitalar do Oncológico Infantil é um dos que tem destaque no segmento, por possuir uma característica diferenciada, visto que acompanha as necessidades dos usuários. “O tratamento contra o câncer é longo e em boa parte dele a criança ou adolescente não pode frequentar a escola regular. Tem um caráter de excepcionalidade, de personalização, mas de maneira continuada, mantendo o usuário na atividade educacional nas fases amenas e severas do tratamento”, observa Alba Muniz.

O Oncológico Infantil realizou a “customização” curricular para todas as etapas do tratamento, bem como o incentivo à matrícula e manutenção da frequência, as quais são integradas com vários setores do hospital, como Sustentabilidade, Núcleo de Educação, Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Humanização, especificamente com as atividades executadas nas brinquedotecas.

“É como se todo o hospital trabalhasse para a cura e para o que vem depois da cura: a vida de um cidadão produtivo, resiliente, confiante, solidário, consciente e responsável”, complementa Alba.

A entidade filantrópica Pró-Saúde, gestora do Hospital Oncológico Infantil, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), incentiva e desenvolve parcerias que promovem a educação como parte dos cuidados com as crianças durante a assistência hospitalar. Com a descoberta de um câncer, muitas crianças precisam se afastar da escola no modelo convencional para fazer o tratamento.

A Classe Hospitalar do Oncológico Infantil é mantida desde 2015 em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e tem, atualmente, cerca de 22 alunos matriculados em diferentes etapas de ensino. As aulas seguem em formato híbrido, atendendo a seis alunos por turno (manhã e tarde), com outros atendimentos efetuados de maneira remota.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version