SEGS Portal Nacional

Saúde

Needs, marca da RD-RaiaDrogasil, e UNICEF desenvolvem projeto com foco em saúde menstrual

  • Quinta, 30 Setembro 2021 09:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Campiolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Comunidades vulneráveis de Belém, PA, entre elas a Vila da Barca, serão beneficiadas com melhorias na infraestrutura de água e saneamento, campanhas educativas, capacitação de professores e gestores e distribuição de absorventes

A RD-RaiaDrogasil, por meio da sua marca Needs, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) se uniram para contribuir com a dignidade menstrual de comunidades vulneráveis de Belém, PA, entre elas a Vila da Barca. Intitulado #PraQuemMenstrua, o movimento irá atuar em iniciativas divididas em três pilares principais: contribuir com a transformação cultural da comunidade; melhorar a infraestrutura local com construção estações de lavagens das mãos ; e capacitar profissionais de educação.

“Apoiar o debate acerca da dignidade menstrual é entender que esse não é um problema apenas da falta de absorvente, mas uma questão muito mais ampla, que tem suas raízes na desigualdade social. A parceria com o UNICEF é mais uma iniciativa para reforçar nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das comunidades mais vulneráveis do País e deixar um legado de cuidado e empoderamento para as pessoas que menstruam”, explica Giuliana Ortega, Diretora de Sustentabilidade da RaiaDrogasil.

Dados do estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o UNICEF mostram que, no Brasil, mais de 4 milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas e 713 mil não possuem banheiro ou chuveiro em casa.

Entre as iniciativas previstas, estão a distribuição de cartilhas educativas; rodas de conversa com moradores e familiares; formação de grupos de apoio; mapeamento, seleção e construção de estações de lavagem de mãos; treinamento junto à comunidade sobre práticas de higiene; e capacitação de profissionais da educação que atuam na região. Um aspecto importante da campanha é garantir que pessoas que menstruam passem por este momento com dignidade, com acesso aos insumos necessários e informação de qualidade.

O investimento será realizado por meio da destinação de parte das vendas de absorventes da marca Needs, que estarão à venda a partir de setembro nas mais de 2.400 lojas físicas e no e-commerce da Droga Raia e da Drogasil, e pela alocação de fundos da RaiaDrogasil na estratégia Wash, do UNICEF, que contribui para transformar áreas vulneráveis em ambientes adequados às crianças e adolescentes, com banheiros, água, saneamento e distribuição de itens de higiene pessoal.

“Estamos estreando a marca Needs na linha de absorventes e escolhemos essa parceria com o UNICEF como pontapé inicial para reforçar o DNA social que acompanha a RaiaDrogasil em toda a sua história”, completa Renata Mascarenhas, diretora de marcas próprias da RaiaDrogasil.

A expectativa do projeto é de impactar, até o fim do ano, oito escolas, e apoiar na reabertura segura e com proteção para 1.600 crianças e adolescentes. Além disso, no mínimo 80 gestores e profissionais da educação serão capacitados para abordar a prevenção e o controle de infecções e 16 novos pontos de água e saneamento serão entregues, em apoio a escolas e crianças das comunidades mais vulneráveis afetadas pelos impactos imediatos e secundários da pandemia da covid-19 em Belém.

Sobre a RD-RaiaDrogasil – A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, a empresa encerrará 2021 com mais de 2.400 lojas e presença em todas as unidades da federação.

Sobre Needs – A Needs, marca de beleza e cuidados diários oferece soluções para cuidar da saúde de toda a família em todos os momentos de vida. Seu portfólio possui mais de 500 produtos, que passam pelo cuidado do bebê, higiene oral, produtos para pele, proteção solar, higiene diária, entre outros. Contribui para que as pessoas, o planeta e os negócios sejam cada dia mais saudáveis.

Sobre o UNICEF - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version