SEGS Portal Nacional

Saúde

Seletividade alimentar é uma característica do espectro autista que pode ser melhorada

  • Quinta, 30 Setembro 2021 09:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Caires
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Intervenção adequada auxilia a criança com seletividade alimentar a expandir a aceitação dos alimentos

O autismo não é caracterizado como uma doença, mas sim uma condição neurológica, responsável pelo desenvolvimento e comportamento de uma pessoa e como ela percebe o mundo, portanto não há cura. Porém, muitos avanços foram feitos nos últimos anos e a estimulação precoce multidisciplinar tem apresentado resultados extremamente satisfatórios no tratamento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Uma das características mais comuns nestes indivíduos é a seletividade alimentar, ou seja, uma forte resistência em ingerir determinados alimentos e texturas. Em muitos casos a criança leva esse hábito até a fase adulta e mesmo assim não desenvolve de modo satisfatório esta ocorrência.

A dra. Carla Deliberato, é fonoaudióloga e dedica-se ao estudo e tratamento de bebês e crianças com seletividade e recusa alimentar e apresenta técnicas simples capazes de reverter o quadro de seletividade em crianças com TEA. “O primeiro passo é identificar o grau de seletividade e onde está a maior dificuldade, se é na textura, na apresentação do prato ou até mesmo nas cores”- comenta Carla

A profissional inicia seu atendimento entendendo as dificuldades que os pais enfrentam durante as refeições, depois é hora de observar a criança. Por essa razão, para os experimentos, em seu consultório existe uma cozinha onde alguns alimentos são apresentados e preparados para a criança. Após entender a problemática, utiliza técnicas que envolvem a criança no processo do preparo até que chegue ao prato e ela já tenha familiaridade e inclinação a provar o alimento.

A criança precisa participar, para conhecer e reconhecer os sabores e cores dos alimentos, só assim é possível se familiarizar e introduzir texturas diferentes. “A criança que é resistente a texturas, pode desenvolver alguns problemas de deglutição, dentição e até a fala” – afirma a fonoaudióloga. É sabido que a fala também é atingida por crianças com TEA e o processo de atendimento de introdução alimentar e o tratamento da seletividade contribui também para o desenvolvimento da fala, já que o ato de mastigar também fortalece os músculos da face e da garganta.

A estimulação precoce em crianças com TEA minimiza muitos danos e garante que seu desenvolvimento e relação com os demais seja menos impactada e proporcione uma melhora na qualidade de vida.

Dra. Carla Deliberato (Fonoaudiologa);

Carla Deliberato é fonoaudióloga dedicada ao estudo e tratamento de recusa e seletividade alimentar. Desde 2019 Carla lidera uma clínica especializada em São Paulo – a Care Materno Infantil conta, além da fonoaudiologia com uma equipe de nutricionista, psicologia, neurologista, gastroenterologia, endocrinologista, psiquiatra e pediatria dedicados a atender crianças de 06 meses à 12 anos

Estudou com referências mundiais no assunto como Kay A. Toomey, PhD, e Erin S. Ross, PhD, no Instituto Fleni, em Buenos Aires no curso “Assessment and Treatment Using the SOS Approach to Feeding”, e Suzanne Evans Morris, PhD, no Neurofuncional Chile, em Santiago com o curso “Feeding The Whole Child- A Mealtime Approach”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version