SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital Santa Cruz realiza campanha de prevenção ao suicídio

  • Quinta, 23 Setembro 2021 11:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mirella Pasqual Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Setembro Amarelo tem como objetivo chamar a atenção dos governos e da sociedade para a relevância de se falar sobre este assunto

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra sua própria vida a cada três segundos. Em termos numéricos, é calculado que cerca de um milhão de casos são registrados por ano em todo o mundo.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). A campanha deste ano do Hospital Santa Cruz, de Curitiba, tem como tema “Procurar ajuda é um ato de coragem. Oferecer ajuda é um ato de solidariedade”.

O Hospital abordou alguns sintomas comuns e que podem auxiliar para que se perceba a necessidade de buscar apoio psicológico:

Muita tristeza sem um motivo aparente;
Falta de prazer por coisas que costumava gostar;
Dificuldade para dormir ou excesso de sono;
Vontade de “fugir” das pessoas, para evitar qualquer tipo de contato social;
Desânimo constante para se levantar da cama;
Dificuldade para realizar tarefas simples do dia a dia;
Sentimentos de ansiedade ou pensamentos negativos.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, sendo necessário uma autoanálise para identificar quando é o momento de buscar ajuda e uma avaliação com um profissional especializado.

“Cada suicídio afeta e muito as pessoas que ficam. Isto é um problema de saúde pública. Dentre os pacientes internados em hospital geral, o número de tentativas é de três a cinco vezes maior do que na população como um todo. Infelizmente, poucos casos chegam aos serviços de saúde. Reduzindo as possibilidades de assistência especializada ao sujeito em sofrimento”, explica a psicóloga da Equipe de Psicologia do Hospital Santa Cruz, Lara Ramos Xavier, CRP 08/21203.

Segundo estimativas da OMS, o suicídio é uma das principais ocorrências de óbito em todo o planeta. Em uma comparação, mais pessoas morrem de suicídio do que de HIV, homicídio, malária e câncer de mama.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) aponta que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 e 29 anos. Além disso, 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda.

No Brasil, os casos passam de 12 mil por ano, e deste total, 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como por exemplo, depressão e transtorno bipolar. Este cenário é preocupante e serve de alerta para que a saúde mental seja um tema sempre discutido e disseminado, seja em família, grupo de amigos ou no ambiente profissional.

Estudos apontam que quase a totalidade dos óbitos por suicídio estão associados a um transtorno psiquiátrico que não foi tratado adequadamente ou sequer identificado e acompanhado. Por isso, a campanha Setembro Amarelo busca conscientizar a população sobre a importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, visando contribuir para a redução desses números alarmantes.

Pandemia e aumento nos casos

Depois de tantos meses convivendo com a pandemia da Covid-19, a atenção à prevenção ao suicídio é ainda mais importante. O aumento de casos de desemprego, o estresse financeiro e o isolamento são fatores de risco para o suicídio e que merecem atenção. A nova orientação da OMS foi lançada mês passado e evidencia que é necessário intensificar os esforços de prevenção ao suicídio.

“A pandemia é um grande fator de risco. Se disponha a ouvir quem está ao seu lado, conheça seus sentimentos e esteja por perto, mostrando que é possível encontrar ajuda. Incentive a busca por ajuda profissional. Sugestões de onde encontrar: www.posvencaodosuicidio.com.br, CVV: 188 ou www.cvv.org.br e www.mapasaudemental.com.br. Além de psicólogos especializados”, finaliza a psicóloga.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D'Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Bahia e Ceará. O Grupo opera com 52 hospitais, sendo 51 próprios e um hospital sob gestão. Atualmente a Rede D'Or contabiliza 7 mil leitos operacionais, e tem planos de chegar a 11 mil até 2022. São, ao todo, 51,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram 1,2 milhão de atendimentos de emergência, 254 mil cirurgias, 32 mil partos e 383 mil internações nos últimos 12 meses, além de 9,6 mil cirurgias robóticas desde o início do serviço, há cinco anos. A Rede D'Or São Luiz também conta com a Oncologia D'Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em que está presente oito estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version