Instituto Alziras promove laboratório de solução gratuito com foco nas estratégias e práticas de gestão em saúde para a retomada das atividades dos municípios
Atividade do programa GPúblicas, destinada a técnicos e gestores públicos da área da saúde, oferece troca de experiências de sucesso e construção conjunta de soluções práticas para os desafios da atenção primária de saúde, com especial enfoque sobre os marcadores de gênero e raça
Síndrome pós-covid, atendimentos represados e retomada das atividades serão tema do primeiro laboratório de solução do GPúblicas
No próximo dia 22, o Instituto Alziras realizará o primeiro laboratório de solução gratuito, com foco nas consequências do coronavírus, destinado a técnicos e gestores públicos da área da saúde.
Parte do programa GPúblicas, a atividade terá como tema "Saúde nos municípios: estratégias de gestão na atenção primária", e contará com a participação das especialistas Michelle Fernandez (UnB/FGV/FIOCRUZ), pesquisadora-colaboradora da Fiocruz-Pernambuco; Luísa da Matta Machado Fernandes (UFMG/Fiocruz-Minas/Suny-EUA), pesquisadora da Fiocruz-Minas, e Camila Helen de Almeida Silva Oliveira, superintendente de atenção primária à saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, que trará um panorama geral dos desafios enfrentados pelos municípios diante da conjuntura pandêmica.
As atividades serão totalmente online, por meio das plataformas Zoom e YouTube.
Este laboratório integra o primeiro de três ciclos de formação previstos pelo GPúblicas para os meses de setembro e outubro: combate ao Covid-19, orçamento e finanças municipais, e transparência e governo aberto.
Os ciclos de formação abrangem webinários, com a presença de gestoras e especialistas em políticas públicas; laboratórios de soluções, para intercâmbio de experiências e sistematização de boas práticas, com equipes de técnicos das prefeituras; e desenvolvimento e disseminação de cartilhas e demais materiais formativos.
Lançado no último dia 31 de agosto, o Programa GPúblicas tem como objetivo oferecer uma rede pluripartidária de apoio, capacitação, articulação e cooperação de mulheres na política e na gestão pública. É umaco-realização do Instituto Alziras, da Fundação Konrad Adenauer e da Porticus em parceria com a Rede de Mulheres Cientistas, Associação do Especialistas em Políticas públicas e Gestão Governamental (ANESP), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e assessoria técnica da Travessia Políticas Públicas.
"A ampliação da participação de mulheres na política e na gestão pública deve ser acompanhada por novos paradigmas e novas formas de se fazer política. O GPúblicas surgiu com o objetivo de apoiar mandatos de mulheres comprometidas com a democracia, com os direitos humanos e com o desenvolvimento sustentável", ressalta Marina Barros, diretora e cofundadora do Instituto Alziras.
Serviço
Laboratório de Solução Covid-19
Saúde nos municípios: estratégias de gestão na atenção primária
Data: 22 de setembro de 2021
Horário: 9h às 11h
Inscrição: bit.ly/gpublicas
Sobre o Instituto Alziras
O Instituto Alziras é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de ampliar e fortalecer a presença de mulheres na política e na gestão pública. Fundado em 2017, a organização tem como inspiração a história de Alzira Soriano, primeira mulher a vencer uma eleição no Brasil (1929), três anos antes da conquista do direito ao voto pelas mulheres no Brasil. Alzira foi a primeira prefeita latino-americana.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>