SEGS Portal Nacional

Saúde

Setembro Vermelho: no mês que marca a conscientização da cardiopatia congênita, Perinatal e o Hospital Jutta Batista, da Rede D’Or, inauguram Ambulatório de Cardiologia Pediátrica, em Botafogo

  • Quarta, 15 Setembro 2021 10:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Sampaio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A Perinatal, hospital que mais realiza intervenções cirúrgicas em cardiopatas recém-nascidos, e o Hospital Jutta Batista, ganham um novo espaço ambulatorial para atender e acompanhar bebês e crianças com a patologia. Trata-se do Ambulatório de Cardiologia Pediátrica, em Botafogo, sob a gestão da Dra. Sandra Pereira, Coordenadora de Cirurgia Cardíaca Neonatal e Pediátrica da Perinatal há mais de 10 anos.

O ambulatório conta com estrutura de alto padrão e uma equipe especializada para atender diversos tipos de casos de cardiopatia de crianças de qualquer idade, incluindo recém-nascidos. Dra. Sandra esclarece que dados da última Classificação Internacional de Doenças (CID-11), apontam a existência de 40 cardiopatias congênitas, podendo chegar a mais de 310 subvariedades. E é em virtude da complexidade no diagnóstico que é fundamental uma avaliação correta, feita por um profissional capacitado. “Quanto mais cedo for realizada a consulta o diagnóstico, menores são os riscos”, explica a especialista.

A patologia, que afeta um em cada 100 bebês, é responsável por 40% dos óbitos por anomalia congênita em crianças com menos de um ano. Outro dado importante, é que um em cada três casos necessita de cirurgia no primeiro mês de vida. Como é o caso, por exemplo, da Síndrome do Coração Esquerdo Hipoplásico, ou cirurgia de Norwood. Esse tipo de cardiopatia possui um índice de mortalidade de 100%, e é extremamente complexa, pois é preciso reconstruir a principal metade do coração. A Perinatal, atualmente, é a única instituição a realizar o procedimento no Estado do Rio de Janeiro com índice de sobrevida de 70%.

Atenção aos sinais

Muitas mães se questionam como é possível saber se o filho precisa consultar um cardiologista pediátrico. De acordo com Dra. Sandra, é necessário que os pais estejam atentos aos sinais que se manifestam de diferentes maneiras. “A família deve procurar atendimento caso percebam os lábios e unhas da criança um pouco mais roxinhos. Sintomas como cansaço, principalmente na hora da mamada, respiração rápida e ofegante, pele azulada, irritabilidade e dificuldade em ganhar peso são indícios de cardiopatia”, explica.

E é através do Ambulatório de Cardiologia Pediátrica que o bebê ou a criança irão contar com um diagnóstico preciso, realizado por uma equipe especializada. “Nosso objetivo é oferecer um atendimento minucioso, investigativo e um acompanhamento que inclui a participação e a colaboração do pediatra do paciente, com a nossa equipe”, finaliza Dra. Sandra.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version