SEGS Portal Nacional

Saúde

A importância do mercado de oftalmologia no Brasil: 74,8% dos casos de cegueira são preveníveis ou curáveis

  • Sexta, 10 Setembro 2021 12:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lis Assis
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Por: Andressa Mundim, Gerente de Marketing da Advance

A cegueira atinge 0,75% da população brasileira, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Pode parecer pouco, em porcentagem, mas isso significa que, ao menos, 1.577.016 brasileiros são cegos.

A pandemia impactou diretamente no atraso de diagnósticos e tratamentos de outras doenças para além do Coronavírus. Muitos pacientes tiveram atendimentos, tratamentos, exames e até mesmo cirurgias adiadas por conta das medidas de prevenção. Para ter uma ideia, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2.5 milhões de consultas oftalmológicas de janeiro a maio de 2020. Este número, em 2019, foi de quase 3.9 milhões.

Soma-se a esse cenário a nossa cultura, que é muito mais baseada no tratamento do que na prevenção de doenças. Geralmente, procuramos um médico quando temos algum problema - nos casos de oftalmologia isso é ainda mais evidente. O que é bastante alarmante, já que, ainda de acordo com a CBO, 74,8% dos casos de cegueira são preveníveis ou curáveis.

Muitas pessoas não sabem, mas a catarata é uma das principais causas de deficiência ocular no Brasil e no mundo todo. E vale lembrar que é a principal causa reversível, ou seja, problemas permanentes podem ser evitados. Geralmente, a doença ocorre com o envelhecimento do cristalino e é mais comum a partir dos 55 anos.

Já a miopia, dificuldade para enxergar longas distâncias, também é outro problema comum entre os brasileiros. As causas são as mais variadas, mas a exposição excessiva e muito próxima das telas de computadores, smartphones e outros dispositivos eletrônicos comprometem bastante a saúde ocular.

Tanto a catarata como a miopia são tratáveis e, se forem feitos acompanhamentos rotineiros, consequências mais graves podem ser evitadas. E existem, hoje, muitas outras opções para além do uso de óculos ou cirurgia corretiva - essa última, assusta muitas pessoas por ser muito invasiva.

Avanços e novas frentes

Nos últimos anos, a medicina avançou muito, especialmente no mercado de oftalmologia. Hoje, existem opções inovadoras como as lentes implantáveis. A palavra implante pode assustar, mas em uma cirurgia de apenas 15 minutos, a pessoa pode ter uma melhoria significativa na qualidade da saúde ocular.

Imagine, ainda, a diferença que esse ponto não faz na vida de um atleta. Acabamos de acompanhar um dos maiores eventos esportivos do mundo - as Olimpíadas. Percebemos que em algumas modalidades, o uso dos óculos ou lentes removíveis não são permitidos e por isso, de alguma forma, pode impactar a performance do atleta.

Uma judoca perdeu as lentes de contato durante a competição e, para continuar, ela encontrou as lentes no tatame, pegou, passou saliva e devolveu ao olho — algo que a colocou em alto risco de contaminação. Mas, no calor da emoção, luta que segue.

O outro caso, que marcou, não é focado no desempenho e sim no resultado, foi de uma atleta canadense, que ao conquistar a medalha de ouro nos 100m borboleta, demorou para perceber a vitória porque estava sem óculos - ou seja, não conseguia enxergar direito o placar.

Concluímos que os casos são muitos e tudo para dizer que: precisamos focar mais na saúde dos olhos. Temos tecnologia e muita inovação nesse mercado, mas tudo depende de um acompanhamento preventivo para evitar casos mais graves e extremos. E você? Quando foi pela última vez ao oftalmologista?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version