8/9 - Dia Mundial da Fibrose Cística - Mais de 5 mil pessoas convivem com doença rara no Brasil, segundo relatório do REBRAFC
A fibrose cística é uma doença grave e sem cura, de origem genética, que provoca acúmulo de muco nas vias respiratórias e demais órgãos como pâncreas, fígado e intestino. A organização norte-americana Cystic Fibrosis Foundation, estima que cerca de 70 mil pessoas no mundo vivem com a doença. No Brasil, o último relatório do Registro Brasileiro de Fibrose Cística (REBRAFC) contabiliza aproximadamente 5 mil casos, porém há a possibilidade de esse número ser maior, considerando pacientes sem diagnóstico ou tratamentos adequados.
Segundo a SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), há 30 anos, a expectativa de vida do paciente não ultrapassava os 15 anos de idade. Hoje, com o avanço das pesquisas, a expectativa de vida pode estar acima de 40 anos. Por isso, foi criado o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, comemorado em 5 de setembro, no intuito de promover o tema e trazer informação ao público sobre a doença e evolução dos tratamentos. Caso você tenha interesse em falar sobre o assunto, temos especialistas da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo disponíveis para entrevistas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>