SEGS Portal Nacional

Saúde

Livro mostra uma nova maneira de estudar cardiologia

  • Quarta, 01 Setembro 2021 10:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anadi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Treinamento em Diretrizes – Cardiologia apresenta um modelo inédito de comparação das diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da European Society of Cardiology e da American Heart Association, com esclarecimentos importantes para os especialistas.

No Brasil, as doenças cardiovasculares (DCV) continuam matando mais do que câncer, doenças respiratórias e mortes violentas. Segundo a SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) são 400 mil óbitos todos os anos. Por isso, diferentes diretrizes são publicadas frequentemente pelas sociedades médicas, atualizando recomendações para os diagnósticos e tratamentos. As diretrizes são feitas para nortear condutas, mas, no entanto, devem ser adaptadas a diferentes realidades. Justamente por isso, divergem em seu conteúdo.

O novo livro da Manole Treinamento em Diretrizes – Cardiologia 3a edição apresenta um modelo inédito de comparação das diretrizes – a brasileira, a da European Society of Cardiology e a da American Heart Association –, que permite uma análise e um raciocínio crítico por parte dos profissionais da área. A obra oferece uma nova maneira de estudar cardiologia e é leitura fundamental para todo médico clínico, que atua junto ao paciente e também para aqueles que estudam para concursos e títulos.

O livro traz esclarecimentos importantes, tais como: em quais pontos as diretrizes divergem no tratamento de dislipidemias? Como avaliar de maneira sistematizada pacientes em pré-operatório de cirurgias não cardíacas de acordo com diferentes recomendações? O que dizem as diretrizes em relação ao tratamento medicamentoso em pacientes com síndrome coronária aguda? Qual o manejo direcionado e mais prudente de pacientes com valvopatias? Fibrilação atrial segue as mesmas recomendações no Brasil e no mundo? Como a Europa e os Estados Unidos têm tratado a insuficiência cardíaca comparativamente ao Brasil?

Editores

Alexandre de Matos Soeiro é médico cardiologista assistente e supervisor da Unidade Clínica de Emergência do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP) e coordenador da Unidade Cardiológica Intensiva do Hospital BP Mirante, além de doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tatiana de Carvalho Andreucci Torres Leal é médica cardiologista assistente da Unidade Clínica de Emergência do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP).

Bruno Biselli é médico assistente da Unidade de Insuficiência Cardíaca do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP) e médico da Unidade de Insuficiência Cardíaca Avançada do Hospital Sírio-Libanês-SP.

Carlos Vicente Serrano Jr. é professor associado, livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretor da Unidade Clínica de Aterosclerose do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor-HCFMUSP).

Roberto Kalil Filho é professor titular da Disciplina de Cardiologia do Departamento de Cardiopneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), diretor da Divisão de Cardiologia Clínica, presidente da Comissão Científica e Presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor-HCFMUSP), além de diretor geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.

Múcio Tavares de Oliveira Jr. é diretor do Centro de Infusão e Hospital Dia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HC-FMUSP).

Treinamento em Diretrizes Cardiologia 3a edição ISBN: 9786555764833 Editores Alexandre de Matos Soeiro Tatiana de Carvalho Andreucci Torres Leal Bruno Biselli Carlos Vicente Serrano Jr. Roberto Kalil Filho Múcio Tavares de Oliveira Jr. Formato: 15,5 x 22,5 cm 460 páginas R$ 138,00 Editora Manole, 2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 07, 2026 Saúde

Infarto em jovens cresce no Brasil

Abr 07, 2026 Saúde

Hérnia Abdominal: Sinal Discreto, Risco Real — E Pode…

Abr 07, 2026 Saúde

Quando a dor entra na rotina, o corpo começa a pedir um…

Abr 06, 2026 Saúde

Sem Vesícula: Como a Cirurgia Pode Transformar Sua…

Abr 06, 2026 Saúde

Tão eficaz quanto remédio? Tese sobre exercício físico…

Abr 06, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras podem impactar o desejo sexual,…

Abr 06, 2026 Saúde

Alergias respiratórias em alta: como proteger o nariz…

Abr 02, 2026 Saúde

Endometriose Afeta Mais de 36 Mil Mulheres em Base…

Abr 02, 2026 Saúde

O custo invisível do sedentarismo: mais dor, menos…

Abr 02, 2026 Saúde

Ortodontia invisível cresce 60% ao ano no Brasil e…

Abr 01, 2026 Saúde

Abril Marrom alerta para o cuidado com doenças que…

Abr 01, 2026 Saúde

Botox e cirurgias plásticas: como funciona o seguro…

Abr 01, 2026 Saúde

Páscoa sem culpa: como aproveitar a data de forma…

Mar 31, 2026 Saúde

"Efeito Zoom": videoconferências e redes sociais…

Mar 31, 2026 Saúde

Saúde de pessoas trans vai além da identidade de gênero…

Mar 31, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras e Páscoa: Como evitar excessos e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version