SEGS Portal Nacional

Saúde

Conheça algumas das iniciativas que estão revolucionando o setor de saúde no país

  • Quarta, 18 Agosto 2021 10:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Luz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O cenário de crises provocado pela pandemia foi responsável por impulsionar o crescimento de startups de diferentes setores, que viram nesse momento de instabilidade a oportunidade de se desenvolverem por meio da oferta de soluções inovadoras para problemas latentes. Entre os segmentos que ganharam destaque no último ano estão as healthtechs que, por meio da inteligência artificial, dados e tecnologia, passaram a apresentar novos recursos para oferecer cada vez mais agilidade e resolução de possíveis gargalos para pacientes e empresas.

De acordo com um levantamento realizado pela Liga Ventures, pioneira na criação de mapas de startups em diferentes segmentos no Brasil e principal ponte para fomentar a geração de negócios entre startups e empresas no país, o Brasil concentra neste momento 491 healthtechs, divididas em 35 categorias de aplicação.

Apesar de não ser de hoje que a área da saúde tem desenvolvido soluções baseadas na inteligência artificial (IA) e a tecnologia tem sido utilizada como ferramenta de suporte para a decisão de médicos e enfermeiros, um mapeamento recente realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), aponta que das healthtechs mapeadas, pelo menos 25,9% nasceram no último ano e, atualmente, o setor representa 17,1% entre os segmentos de startups.

Conheça algumas das iniciativas que estão revolucionando o setor de saúde e as soluções oferecidas por cada uma delas:

NeuralMed: Fundada em 2018, a healthtech, desenvolve soluções de auxílio à triagem e fluxo de pacientes nas instituições de saúde. Por meio da inteligência artificial, são analisadas imagens, textos médicos e múltiplas modalidades de forma simultânea. A NeuralMed tem o objetivo de aumentar a qualidade do atendimento, ajudando os profissionais da área a melhorarem a precisão nos diagnósticos, contribuindo para que tenham tomadas de decisões mais assertivas, As soluções oferecidas pela empresa também minimizam o tempo e os custos na obtenção de resultados.

W3.Care: Criada em 2018, a W3.Care é uma healthtech pioneira e referência no desenvolvimento de tecnologias com inteligência artificial para atendimento de urgência e emergência que nasceu com o propósito de ajudar os profissionais de saúde nos atendimentos de todos os cenários da saúde – urgências, emergências e eletivos.

Far.me: Com o objetivo de ofertar soluções práticas para o tratamento de pacientes com doenças crônicas, uma healthtech que vem se destacando é a Far,me que, fundada em 2018, é a primeira plataforma de compra de medicamentos recorrentes no Brasil. A empresa fornece um serviço individual e personalizado para pacientes que utilizam remédios contínuos.

Além disso, para atender as necessidades do cenário atual de cuidados remotos, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, empresa que realiza a implementação de soluções digitais inovadoras para o mercado local e global, está criando a Health Data Lab, uma nova área de desenvolvimento de projetos cujo objetivo é aliar tecnologia a recursos que possam ajudar as pessoas a cuidarem da saúde.

Entre as soluções, o Sidia desenvolveu o aplicativo Hey Team, que ajuda as empresas a monitorarem os casos suspeitos de Covid-19 entre os funcionários e evitar novas infecções no ambiente de trabalho. Ele permite que os colaboradores que apresentarem sintomas façam uma autoavaliação e os dados são enviados diretamente para a companhia. Atualmente o Hey Team já é utilizado por cerca de 15 países.

Outro agente do segmento que tem ficado de olho nas healthechs é a Bossanova Investimentos, micro venture capital que investe em startups em estágio pré-seed com atuação em todo território nacional. A gestora lançou um comitê especialmente para buscar soluções inovadoras no mercado de saúde para investir até R$5 milhões, inclusive já realizou aportes em algumas startups recentemente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version