SEGS Portal Nacional

Saúde

Uso de soro fisiológico em pacientes críticos de UTI tem impacto similar à solução mais cara, diz estudo inédito conduzido pelo Hcor

  • Segunda, 16 Agosto 2021 10:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luna Aghata
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Publicada no JAMA e apresentada no Critical Care Reviews, pesquisa se traduz rapidamente para cuidado a beira-leito de milhões de pacientes em terapia intensiva

Com inclusão de mais de 10 mil participantes, em parceria com a Brazilian Research in Intensive Care Network (BRICnet), estudo é um dos maiores realizados em UTIs nos últimos anos

Pesquisa inédita liderada por especialistas do Hcor, publicada nesta terça-feira (10) no The Journal of the American Medical Association - JAMA e apresentada no Critical Care Reviews, um dos melhores fóruns para apresentação de estudos de terapia intensiva, aponta que a substituição do uso de cloreto de sódio 0,9% - o popular soro fisiológico - por uma solução cristaloide balanceada utilizada para expansão plasmática (Plasma-Lyte®) não diminui a mortalidade em 90 dias em pacientes críticos internados em UTIs.

O estudo foi conduzido no Brasil como iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), liderado pelo Ministério da Saúde, e também contou com a parceria da Brazilian Research in Intensive Care Network (BRICnet).

A administração de diferentes tipos de fluidos é fundamental no tratamento da hipovolemia, frequentemente observada nos pacientes graves. A reposição volêmica objetiva melhorar pressão e fluxo que chegam nos diversos órgãos.

Mais barato do que outros fluídos, o uso de soro fisiológico demonstrou resultado similar ao do Plasma-Lyte® no que diz respeito à mortalidade em 90 dias dessa população, o que pode facilitar a atuação dos profissionais de saúde – inclusive na rede pública – não só pelo barateamento de custos como pelo acesso ao insumo, já que a solução balanceada não se encontra amplamente disponível.

“Nosso intuito era o de responder uma pergunta comum do cotidiano médico. O resultado encontrado, mesmo sem apresentar impacto significativo no prognóstico do paciente, beneficia o dia a dia das equipes, simplificando a terapia aplicada junto a essa população crítica. Os achados são importantes para pacientes graves no Brasil e em qualquer canto do mundo”, explica o pesquisador do Hcor responsável pelo estudo, Fernando Zampieri.

A mesma amostra de participantes também foi avaliada sob a perspectiva de velocidade da intervenção. Isso significa que o estudo também respondeu à dúvida sobre o quão rápido precisam ser aplicadas essas soluções no organismo do paciente.

Nesse aspecto, também não foram observados benefícios sobre a mortalidade em 90 dias daqueles gravemente enfermos.

Considerado um dos maiores realizados em UTIs nos últimos anos, no total, o estudo BaSICS acompanhou mais de 10 mil pacientes, de 75 centros médicos. A pesquisa dividiu os participantes aleatoriamente de forma individual – não por instituição – tendo utilizado como critérios de exclusão faixa etária inferior a 18 anos, necessidade de diálise e quadros terminais. Nela, cada paciente poderia receber, independentemente de seu perfil, a aplicação do Plasma-Lyte® ou do cloreto de sódio 0,9%. As avaliações foram realizadas ao longo de quatro anos.

Sobre o Instituto de Pesquisa (IP-Hcor)

O Instituto de Pesquisa do Hcor é uma Academic Research Organization que desenvolve estudos clínicos multicêntricos nacionais/internacionais de alto impacto com o intuito de promover respostas para importantes questões de saúde. Coordena diversos estudos clínicos multicêntricos de moderado e grande porte nas áreas de cardiologia, medicina intensiva, pneumologia, nutrição, fetal, Covid-19, oncologia e outras áreas. Lidera e apoia, durante a pandemia de Covid-19, pesquisas de qualidade ímpar que são referência para a comunidade científica e prática clínica.

Sobre o Hcor

O Hcor oferece atendimento em mais de 50 especialidades, dentre as quais Neurologia, Oncologia, Ortopedia e Cardiologia – área na qual tem grande renome nacional e internacional –, contando ainda com um centro próprio de Medicina Diagnóstica. O hospital possui diversas acreditações, incluindo a Joint Commission International (JCI), e é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), há mais de 10 anos.

Instituição filantrópica, iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria. Além do escopo assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa (IP-Hcor) reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Também está à frente de um Instituto de Ensino (IE-Hcor) que capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente e é certificado pela American Heart Association.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version