SEGS Portal Nacional

Saúde

Agosto Dourado: O Mês da Amamentação

  • Segunda, 16 Agosto 2021 10:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisele Najjar
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos

Produtos de apoio para o aleitamento oferecem segurança e conforto para mães e bebês

A importância do aleitamento materno e o incentivo à amamentação marcam o Agosto Dourado, mês que destaca o padrão ouro de qualidade do leite materno e a importância de amamentar. Na 1ª semana do mês, é comemorada em mais de 150 países de todo o mundo a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), organizada pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (World Allience for Breastfeeding Action - WABA), uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo.

O tema deste ano é “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, que tem por objetivo mostrar que a proteção da mulher na fase do aleitamento deve ocorrer em todos os âmbitos: em casa, com a família e pessoas próximas; no trabalho, com o amparo legal; na imprensa, pela divulgação de informações sobre o assunto, entre outros.

Tanto a SMAM, como o Agosto Dourado, baseiam-se em quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; se articular com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

INDICES DE AMAMENTAÇÃO CRESCERAM NO BRASIL

Segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) do Ministério da Saúde, publicado em 2020, os índices de aleitamento materno estão aumentando no Brasil e mais da metade das crianças brasileiras são amamentadas no primeiro ano de vida, sendo que 45% das menores de seis meses recebem somente leite materno como alimento. O estudo baseou-se em indicadores de amamentação propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

São inúmeros os benefícios da amamentação, além da própria relação entre mãe e filho. A amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos e diminui em 6%, a cada ano em que a mulher amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama. O aleitamento materno também diminui custos com tratamentos nos sistemas de saúde e ajuda a combater a fome e a desnutrição em todas as suas formas, além de garantir a segurança alimentar de crianças por todo o mundo.

O leite materno é considerado como o “padrão ouro” da alimentação e deve ser o único alimento até os seis meses de vida, pois contém todos os nutrientes necessários para alimentar e hidratar o bebê e garantir seu desenvolvimento saudável. Mesmo após os seis meses, eles devem continuar mamando até os dois anos, ou mais, para complementar a introdução de uma alimentação saudável. Crianças que foram amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidades e diabetes tipo 2.

CONFORTO E SEGURANÇA NA HORA DE AMAMENTAR

Apesar de todas as vantagens, a amamentação pode apresentar alguns desconfortos para as mães, especialmente as de primeira viagem.

A gerente do Núcleo Farmacêutico da Poupafarma, Ana Cláudia R. Hadid, explica que existem diversos produtos de apoio tanto para o aleitamento, como para extração do leite, que auxiliam nesse momento que pode ser bastante desafiador.

Estes são alguns deles: bombas de extração, frascos para coleta do leite, protetores de mamilos, absorventes laváveis de seios, bolsas para coleta de leite, almofada para amamentação, conchas para mamilos invertidos, lanolina para dor e lesões no mamilo, curativos de gel e outros prescritos por médicos.

Sobre a Poupafarma

A Poupafarma é uma rede de farmácias de acesso do Estado de São Paulo, com 100 lojas distribuídas em 36 cidades do Estado. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version