SEGS Portal Nacional

Saúde

Fato ou Fake: no que acreditar sobre doenças reumatológicas

  • Quinta, 12 Agosto 2021 11:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

É fundamental priorizar a verdade em tempos que as informações são disseminadas com tanta velocidade, principalmente quando se trata de medicina e doenças crônicas. Por isso, a Dra. Jaqueline Lopes, especialista em reumatologia desvenda alguns mitos

Vemos todos os dias pessoas falando ou mesmo publicando informações que não são verdadeiras em relação à reumatologia. E como, na maioria das vezes, doenças atendidas dentro dessa especialidade são crônicas com tratamento contínuo, é muito importante desmistificar as falácias encontradas pela frente.

A Dra. Jaqueline Lopes, especialista da Cobra Reumatologia – clínica referência no Brasil, traz uma lista do que é Fato ou Fake sobre as doenças reumatológicas para que tanto os acometidos pelas enfermidades, quanto a sociedade, entendam um pouco mais sobre as doenças que tem virado notícia.

Mas antes, é importante explicar a primeira questão que a maioria das pessoas não sabe: reumatismo não é uma única doença, é um conjunto de mais de 140 enfermidades tratadas por médicos dessa especialidade.

- Exames laboratoriais para reumatismo não são totalmente conclusivos

FATO: é necessário considerar muitas coisas além dos exames para diagnosticar algumas dessas doenças. O diagnóstico é baseado na junção dos achados da história clínica, exame físico e exames laboratoriais. Para isso é necessário uma consulta com o especialista em reumatologia.

- Reumatismo é doença de velho

FAKE: As doenças reumáticas são autoimunes e nem sempre há ligação direta com o envelhecimento, inclusive, esse discurso pode atrasar o diagnóstico e dificultar o tratamento. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de controle da doença. Há inclusive pessoas jovens e famosas como a Lady Gaga que já assumiram sofrer com artrite reumatoide.

- No frio os sintomas pioram

FATO: esse fator se dá pela diminuição da circulação de sangue provocando contratura muscular e pelo aumento da viscosidade do líquido nas articulações quando a temperatura cai, assim, os sintomas ficam mais evidentes.

- Doença reumatológica dá reumatismo no sangue

FAKE: Reumatismo no sangue foi uma expressão popular criada para explicar aos pacientes que apresentavam anticorpos detectados no sangue para alguma doença reumatológica. Portanto, o reumatismo não é no sangue ou dá no sangue, apenas existem alguns exames de sangue que podem identificar esses anticorpos.

- Mulheres são mais acometidas

FATO: Apesar de não ser bem conhecida a relação, o sexo feminino é mais acometido.

- Fórmula para reumatismo

FAKE: Não existe uma fórmula para reumatismo. O tratamento das doenças reumatológicas são muito individual, vários fatores são levados em consideração. Procure sempre um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

- Atividade física é contraindicada para pacientes reumatológicos

FAKE: os exercícios físicos, inclusive, podem ajudar a diminuir os sintomas, mas devem sempre ser acompanhados por profissionais.

- Dor nas articulações é sempre doença reumatológica

FAKE: Apesar do sintoma estar presente na grande maioria das doenças reumatológicas, as dores nas articulações também são sintomas de muitas outras doenças, sem relação nenhuma com reumatismo, como o hipertireoidismo por exemplo, uma doença endocrinológica. De qualquer forma, o reumatologista é o profissional mais indicado para ser procurado quando as dores articulares estão presentes, pois ele saberá investigar e diferenciar de outras doenças.

Infelizmente estão cada vez mais sofisticadas as técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso em sites, aplicativos de mensagens e redes sociais. Sempre procure tirar dúvidas com o médico reumatologista e procure informações em sites confiáveis como o da sociedade brasileira de reumatologia ou de profissionais com RQE (Registro de Qualificação de Especialista).

Sobre a Dra. Jaqueline Lopes: Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso (2001), Jaqueline Barros Lopes tem residência em Clínica Médica (HUJM), residência em Reumatologia (FMUSP), é especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e tem Doutorado em Reumatologia com ênfase em Osteoporose (FMUSP). Hoje, é diretora cientifica da renomada Cobra Reumatologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version