SEGS Portal Nacional

Saúde

Agosto Dourado: especialista em aleitamento da Perinatal/Rede D’Or aborda sobre a importância do ato de amamentar

  • Quarta, 11 Agosto 2021 18:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Sampaio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Agosto marca o mês de conscientização da amamentação. A prática é responsável pela criação do vínculo entre a mãe e o bebê, e traz inúmeros benefícios para o sistema imunológico da criança. A Gerente de Enfermagem da Perinatal/ Rede D’Or e especialista em amamentação, Graziela Abdalla, explica que leite materno é, mais do que nunca, a maneira mais eficiente de proteção. “Ele transmite anticorpos, e é considerado a primeira vacina que o bebê recebe”, pontua.

E nesse momento de pandemia, muitas dúvidas permeiam mães e gestantes a respeito do aleitamento. No entanto, Graziela esclarece que as mulheres que se vacinaram não precisam pausar a amamentação. Além disso, a especialista aborda sobre a questão da Covid com a prática. “O coronavírus não foi detectado no leite materno de mães confirmadas ou suspeitas. Até o momento não há evidências de que o vírus seja transmitido através da amamentação. Amamentar continua sendo a melhor maneira de proteger”.

Dificuldade de amamentar

Algumas mulheres que estiveram internadas por conta do agravamento da Covid relataram dificuldade em amamentar. A especialista explica que esse obstáculo não está diretamente relacionado à doença. O afastamento temporário, por conta da internação, ansiedade e a falta de estímulo da mama, levando a produção de leite, podem ser fatores para esse impasse. No entanto, de acordo com Graziela esse quadro é possível ser revertido através do suporte à mulher. “Toda dificuldade é reversível. Com muito trabalho, apoio e carinho é possível proteger e promover a amamentação”, releva. Ela também recomenda que gestantes e puérperas cuidem da saúde mental durante esse momento. “Sabemos que o aleitamento é difícil para algumas mulheres, então uma dica importante é cuidarmos da mente". Exercícios de meditação e atividades prazerosas podem ser benéficas para a lactante.

Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada

Na Perinatal/ Rede D’Or, a Gerente de Enfermagem e especialista em amamentação colaborou na elaboração da Campanha Interna sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Graziela explica que a criação da ação foi baseada no tema definido, esse ano, pela WABA - Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno: ‘Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada’. “Nosso objetivo estão definidos em quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; articular com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva”, explica.

A Campanha conta com a participação de vários hospitais da Rede, em um movimento que busca potencializar o ato de amamentar, contribuindo para a saúde coletiva e melhoria do planeta. “Estamos mobilizando equipe e pacientes com a utilização de paródia, duas dinâmicas, além de lives e palestras abertas ao público. Com informação e engajamento, protegeremos a amamentação”, celebra Grazi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version